1º Prêmio Abdias Nascimento – Internet Série Especial Consciência Negra. Agência Brasil-DF

Brasília – O especial Dia da Consciência Negra, publicado em novembro do ano passado pela Agência Brasil (ABr), conquistou hoje (7) a 1ª edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, concedido a reportagens sobre temas relacionados à população negra. O anúncio ocorreu na noite de hoje (7) no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro.

A Agência Brasil concorreu na categoria internet. O especial da ABr, produzido pelos repórteres Carolina Pimentel, Daniella Jinkings, Gilberto Costa (foto), Vladimir Platonow e Wellton Máximo e pelas editoras Lílian Beraldo (foto) e Juliana Andrade, foi publicado no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Na categoria televisão, venceu a TV Educativa de Alagoas, que integra a Rede Pública de Televisão, com a reportagem Quilombola, da jornalista Vera Valério.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) também concorreu, na categoria televisão, com a reportagem Grupo Teatral Caixa Preta, da TV Brasil; e na categoria rádio, com a série Gênero e Igualdade Racial, da jornalista Mara Régia.

O prêmio foi criado em homenagem ao ativista histórico dos direitos humanos e um dos ícones da luta contra o racismo, o jornalista e ex-senador da República Abdias Nascimento. É uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), vinculada ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e conta com a parceria da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) e do Centro de Informações das Nações Unidas no Brasil (Unic-Rio) e do Cultne Acervo Digital da Cultura Negra.

 

Veja mais sobre o assunto

 

Foto em destaque: Reprodução/ Agência Brasil

 

 

 

+ sobre o tema

Criolo lança ‘Meninos mimados’ e dá alfinetada em políticos

Sempre com letras bem trabalhadas, Criolo começa 2017 mudando...

O senhor se considera afrodescendente?

No mês em que se comemoram os 200 anos...

“Ah. . . mas o meu cabelo não é assim!”

 Pra começar, compartilho com vocês a reflexão abaixo, exposta...

para lembrar

Vencedora de Oscar, Lupita Nyong’o faz homenagem a ex-Globeleza

Depois que o britânico "The Guardian" fez um documentário...

Acordo firmado entre MinC e Sebrae beneficiará produção criativa quilombola e indígena

O Acordo de Cooperação assinado, na última sexta-feira (30),...

Com Lázaro Ramos, “Ó Pai, Ó 2” ganha trailer e data de estreia; veja

Após 15 anos, a continuação de "Ó Pai, Ó", um...
spot_imgspot_img

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...

Festival de cultura afro abre inscrições gratuitas para vivências artísticas no Recife

O Ibura, terceiro maior bairro localizado na Zona Sul do Recife, onde estão concentrados mais de 70% da população autodeclarada negra ou parda, abre...

Livro semeia em português cosmovisão bantu-kongo reunida por Bunseki Fu-Kiau

O primeiro objetivo do pesquisador congolês Kimbwandende Kia Bunseki Fu-Kiau ao terminar "O Livro Africano sem Título", em 1980, e que finalmente é publicado em português...
-+=