7 filmes para entrar de cabeça no Mês da Consciência Negra

Um Deslize Perigoso (2015): ambientado nos dias de hoje, narra o cotidiano de Malcolm (Shameik Moore), um adolescente geek fissurado pelo hip-hop dos anos 1990. Sem querer, o jovem e seus amigos se envolvem com o traficante barra-pesada do bairro. Com criatividade e tecnologia, o trio arruma um jeito para se livrar dessa roubada. Exibido no último Festival do Rio. Diretor: Rick Famuyiwa. 103 minutos. (Foto: Reprodução)

Do Mondo Debo

12-anos-de-escravidc3a3o-galeria

12 Anos de Escravidão (2013): baseado na história verídica de Solomon Northup (1808 – 1863), um homem negro livre que foi raptado e vendido como escravo, no século 19, nos EUA. Vencedor de três Oscar – melhor filme, melhor atriz (Lupita Nyong’o) e melhor roteiro adaptado. Diretor: Steve McQueen. 134 minutos. (Foto: Reprodução)

amistad-galeria

Amistad (1997): inspirado no motim ocorrido a bordo do navio La Amistad, em 1839. Os africanos escravizados mataram a tripulação branca. O grupo desembarcou nos EUA, onde foi julgado e libertado. Indicado a quatro Oscar. Diretor: Steven Spielberg. 155 minutos. (Foto: Reprodução)

corina-uma-baba-perfeita-galeira

Corina, Uma Babá Perfeita (1994): com nível superior completo e sem emprego, Corrina Washington (Whoopi Goldberg) se torna empregada doméstica do viúvo Manny Singer (Ray Liotta) e de sua filha, em 1959, nos EUA. Com a convivência, Corrina e Manny acabam se apaixonando. Diretor: Jessie Nelson. 115 minutos. (Foto: Reprodução)

faca-a-coisa-certa-galeria

Faça a Coisa Certa (1989): o ítalo-americano Sal (Danny Aiello) é dono de uma pizzaria, localizada em um dos bairros mais pobres de Nova York, nos anos 1980. Com a clientela majoritariamente negra e latina, o comerciante acaba envolvido em um conflito inter-racial. Indicado a dois Oscar. Diretor: Spike Lee. 120 minutos. (Foto: Reprodução)

a-cor-purpura-galeria

A Cor Púrpura (1985): drama baseado no romance homônimo da escritora norte-americana Alice Walker. A partir da história de Celie Johnson (Whoopi Goldberg), o filme discute questões como discriminação racial e sexual no início do século 20, no sul dos EUA. Onze indicações ao Oscar. Diretor: Steven Spielberg. 154 minutos. (Foto: Reprodução)

adivinhe-quem-vem-para-jantar-galeria

Adivinhe Quem Vem Para Jantar (1967): a universitária branca Joey Drayton (Katharine Houghton) apresenta à sua família o seu mais novo namorado, o renomado médico negro John Prentice (Sidney Poitier). O filme se centra na reação dos pais, então liberais, da jovem. Vencedor de dois Oscar – melhor atriz (Katharine Hepburn) e melhor roteiro. Diretor: Stanley Kramer. 108 minutos. (Foto: Reprodução)

+ sobre o tema

Foto de soldados britânicos fazendo saudação nazista é investigada

  Dois soldados britânicos foram fotografados em uma...

Cotas: 10 anos de inclusão nas universidades públicas brasileiras

Em audiência pública com mais de três horas de...

Justiça mantém valor de indenização à família de Amarildo

Viúva e filhos devem receber R$ 500 mil, cada...

para lembrar

Fim do “auto de resistência” é mudança cosmética

Porta-voz da PM do Rio de Janeiro fala sobre...

21 pessoas contam em que momento perceberam que eram negras

"Aos 5 anos, quando ouvi: 'não brinque com eles....

Negros, vítimas esquecidas do nazismo

As pessoas de cor também estiveram na mira de...
spot_imgspot_img

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....

Por que o racismo é uma crise de saúde

Quando Layal Liverpool era adolescente, na Holanda, ela começou a observar pequenas manchas sem pigmento no rosto e nos braços. O médico receitou antibióticos e...
-+=