Quando chegam as obras, é sinal de que estão chegando as eleições

Ano de eleição municipal e a situação se repete em várias cidades do Brasil: de olho nas urnas, nossos queridos políticos lançam ou apressam obras para possíveis mudanças na vida do cidadão. O problema é que o famoso oba-oba com o dinheiro público começou. Se aproximando da corrida eleitoral, foram retomadas algumas obras importantes para a favela Marcílio Dias, no complexo da Maré. As obras são bem-vindas, mas suas intenções, não.

Por Walmyr Junior, do Jornal do Brasil 

Há muitos anos reivindicamos a pavimentação da Avenida Lobo Junior e a criação de uma calçada ou ciclovia colada ao muro do Ambulatório Naval. Além disso, era uma antiga pauta da comunidade a instalação de uma academia da 3ª idade, ao lado da área poliesportiva da favela. Porém, só nessa ultima semana fomos atendidos com as obras. Ainda bem que fomos né?!

academia-da-terceira-idade

Academia da Terceira Idade

Porém, a prática de concentrar a execução e inaugurações de obras em anos eleitorais é recorrente e muito ruim para a gestão pública e para a população. Os políticos, do executivo e legislativo, deixam seu pacote de investimentos para o ano eleitoral, exatamente para aumentar a sua popularidade e ter condições de se reeleger ou de fazer o seu próprio sucessor.

A obra de construção da calçada na Avenida Lobo Junior estava paradas há mais de 10 anos e iniciada em ritmo “frenético” há poucas semanas das eleições. Configura para muitos como jogo eleitoral dos ambiciosos vereadores e candidatos que usam a favela como curral de votos comprados.

obras-em-curso

Obras em curso

Para a surpresa desses, estamos aqui na favela muito felizes com a retomada das obras e pela construção da academia da 3ª idade. Porém, no cotidiano da favela, nós moradores já sabemos ‘o porquê’ dessas obras. Deixemos que eles pensem que nos enganam e pensemos nós, que esse período é momento de aproveitar os poucos benefícios que chegam.

* Walmyr Júnior é morador de Marcílio Dias, no conjunto de favelas da Maré, é professor, membro do MNU e do Coletivo Enegrecer. Atua como Conselheiro Nacional de Juventude (Conjuve). Integra a Pastoral Universitária da PUC-Rio. Representou a sociedade civil no encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ.

+ sobre o tema

AGU e Ministério da Igualdade Racial realizam aula inaugural do programa Esperança Garcia

A Advocacia-Geral da União (AGU), em parceria com o...

Operação resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério...

A saga de uma Nobel de Economia pelo ‘Pix do desastre climático’

Mesmo com seu Nobel de Economia conquistado em 2019,...

para lembrar

Obama apresenta a maior reforma financeira desde os anos 30

Fonte: UOL Economia - WASHINGTON, EUA, 17 Jun 2009...

CUIABÁ BOLSA UNIVERSITARIA 2010: Abertas as inscrições para o crédito educativo municipal BOLSA UNIVERSITARIA

Aberta as inscrições para CRÉDITO EDUCATIVO MUNICIPAL ( BOLSA...

A luta de uma escritora da Islândia para que não haja mais tragédias como a do bebê sírio. Por Paulo Nogueira

E então penso comigo. Tanta gente desinspiradora tem ocupado meus...

“Coletes negros” ocupam Panteão em Paris

"Coletes negros" ocupam Panteão em Paris: Cerca de 700...

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo impacto na política externa da França --a segunda maior economia da Europa-- com repercussão na...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho para campanhas cada vez mais explícitas em seu tom xenófobo. Nesta semana, um dos grupos...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal. Essa tensão não decorre, no entanto, apenas do ressentimento de...
-+=