Imagem de Mahmundi foi parar em campanha de ACM Neto sem autorização

Cantora disse que se sentiu lesada, já que a imagem faz parte da capa do seu disco. “O trabalho artístico que eu faço é avesso a isso, e aí acordei com o ACM Neto me chamando de Cláudia!”, disse em entrevista ao BuzzFeed Brasil.

Por Susana Cristalli, e Tatiana Farah, do Buzzfeed

sub-buzz-6804-1471550717-1

A cantora carioca Mahmundi ficou bem surpresa quando viu a imagem à esquerda, print de um gif usado na campanha eleitoral de ACM Neto para prefeito de Salvador.

A imagem é a silhueta da cantora, que está na capa do seu último disco, com as cores alteradas e a frase “o prefeito de Cláudia”.

A cantora, que se chama na verdade Marcela Vale, não sabia que a equipe de ACM Neto havia usado a sua foto na campanha.

“Eu recebi essa imagem de amigos que trabalham com propaganda eleitoral, e quando vi tomei um susto porque é a minha imagem. Eu tive todo um trabalho de confecção dessa imagem, e ser associada com um político com o qual não tenho nenhuma afinidade, foi um choque”, disse Marcela, em entrevista ao BuzzFeed Brasil.

Ela postou a reclamação no seu Facebook, mas ainda não falou diretamente com a assessoria do candidato. “Saiu uma matéria no jornal ‘O Globo’, e a equipe dele se desculpou. Eu só recebi o link dessa matéria”, diz Marcela.

sub-buzz-13137-1471544266-1

Facebook: mahmundionline

“Só de o gif ter ficado no ar durante sete horas, e ter tido mais de cinco mil compartilhamentos, eu me sinto muito lesada, mesmo porque eu não me envolvo em questões políticas. O trabalho artístico que eu faço é avesso a isso, e aí acordei com o ACM Neto me chamando de Cláudia!”, disse.

O gif foi retirado do ar, mas Mahmundi filmou e compartilhou o vídeo com o BuzzFeed Brasil.

Até o momento da nossa entrevista, Marcela ainda não havia sido contatada pela coordenação da campanha do candidato, mas disse que vai recorrer. “Fiquei infeliz com a falta de cuidado da agência responsável”, disse Marcela.

O BuzzFeed Brasil entrou em contato com o marqueteiro da campanha, Pascoal Gomes, que contou que ficou sabendo do erro do gif pela coluna Gente Boa, do O Globo, que o procurou para falar sobre o uso indevido da imagem. “Eu não conhecia a cantora. Foi um dos colaboradores que usou a imagem como referência (para confeccionar a peça publicitária). Não foi intencional. Foi um erro casual”, disse Pascoal, por telefone.

O publicitário disse ainda que a agência assume o erro e que gostaria de pedir desculpas publicamente à artista. Ele confirmou que a peça foi tirada do ar e reformulada. “Refizemos o gif”, disse.

Susana Cristalli é redatora do BuzzFeed, em São Paulo.
Tatiana Farah é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ela pelo email [email protected].

+ sobre o tema

Operação resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério...

A saga de uma Nobel de Economia pelo ‘Pix do desastre climático’

Mesmo com seu Nobel de Economia conquistado em 2019,...

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo...

para lembrar

O encanto das lamparinas de Nossa Senhora das Candeias – Por: Fátima Oliveira

Vovó acendia uma lamparina de lata na porta da...

É pra rico ou é pra pobre?

No debate da Bandeirantes, José Serra desafiou Haddad na...

Comissão vai à ONU acusar Universal de intolerância religiosa

Fonte: Folha de S.Paulo -   A Comissão...

Com estabilidade econômica, governo vai ampliar políticas sociais em 2012, diz presidenta

No pronunciamento transmitido dia 23 em rede nacional de...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho para campanhas cada vez mais explícitas em seu tom xenófobo. Nesta semana, um dos grupos...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal. Essa tensão não decorre, no entanto, apenas do ressentimento de...

Na USP, professor deixa legado de R$ 25 milhões – e um recado às elites

Stelio Marras é professor e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e construiu toda sua carreira acadêmica na Universidade de São Paulo (USP), da graduação...
-+=