Disney enfrenta acusações de racismo graças a marketing do filme

Os fãs da Disney não curtiram muito um pedaço de merchandising específico conectado a Moana: Um Mar de Aventuras, animação vindoura do estúdio.

Em artigo publicado no site io9, vários fãs reclamaram da fantasia de Halloween lançada pelas lojas da Disney, inspirada no deus Maui, interpretado por Dwayne Johnson no filme. As tatuagens pelo corpo e a saia de folhas do personagem são replicadas na fantasia… mas sua cor de pele também.

O produto foi considerado ofensivo porque incentiva pessoas com um tom de pele mais claro a se vestirem como Maui e, basicamente, fazerem o terrível “blackface” (quando pessoas brancas se caracterizam como personagens ou pessoas negras).

Visto que Moana terá a primeira princesa polinésia da Disney e encontrou um jeito de escalar um elenco etnicamente correto, é difícil imaginar que a Disney tenha errado no lançamento desse produto de propósito – mas vale apontar mesmo assim.

O estúdio ainda não respondeu às reclamações. Veja uma foto da fantasia abaixo.

fantasia-maui

Confira o novo trailer da animação

Moana (dublada pela estreante Auli’i Cravalho of Oahu, de 14 anos) conta a história de uma brilhante adolescente que parte em uma ousada missão no mar para concluir a jornada inacabada de seus ancestrais. Ela encontra Maui, um semideus que já foi muito poderoso (voz de Dwayne Johnson) e, juntos, eles atravessam o mar aberto em uma viagem cheia de ação.

Os diretores John Musker, Ron Clements (A Pequena Sereia, A Princesa e o Sapo, Aladdin) assumem o longa animado, que ainda tem a cantora Nicole Scherzinger no elenco de vozes como a mãe de Moana.

A trilha sonora ficou a cargo do ganhador do Tony Lin-Manuel Miranda, do compositor vencedor do Grammy Mark Mancina (Velocidade Máxima, Tarzan, O Rei Leão) e do músico Opetaia Foa’i.

Moana: Um Mar de Aventuras chega ao Brasil em 5 de janeiro de 2017.

+ sobre o tema

Michelle Obama sobre suspensão do direito ao aborto nos EUA: ‘Coração partido’

Diferentes personalides, dos Estados Unidos e do mundo, reagiram...

60% dos negros dizem ter sofrido racismo no trabalho, aponta pesquisa

Mais da metade dos profissionais negros admite já ter...

UFMG: Professores pedem punição

Faculdade de Direito instala processo administrativo contra os 198...

Pesquisa reúne experiência de negros com racismo na Alemanha

O pai de família Adegbayi B. caminhava com sua filha de...

para lembrar

Britânico é investigado por comentário racista contra Lily Allen

Um homem que se dizia soldado do exército...

Bilhete racista e xenofóbico é deixado em banheiro da UFC; universidade repudia

Em nota, a UFC ressalta manter política inclusiva que...

O aceno da utopia

Num dia histórico, a Maré marchou por ruas e...
spot_imgspot_img

OAB suspende registro de advogada presa por injúria racial em aeroporto

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) suspendeu, nesta terça-feira (25), o registro da advogada Luana Otoni de Paula. Ela foi presa por injúria racial e...

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....
-+=