Dove britânica é acusada de racismo em campanha

Na sequência de fotos divulgada na página britânica da Dove, uma mulher negra, veste uma blusa marrom, que tira para revelar ser uma mulher branca. Tudo ao lado da foto de um sabonete da marca, dando a entender que a moça virou branca após se limpar com ele – o que passaria a mensagem de que a pele negra é suja, enquanto a branca seria limpa.

Reprodução/ Facebook

no Estilo UOL

Internautas ficaram indignados com o anúncio e começaram a protestar. “Eles queriam dizer que era para todas as pessoas, mas acabaram irritando uma parte da população. Nós. Vamos só esperar pelo pedido de desculpas, agora”, comentou uma mulher negra.

Reprodução/ Facebook

E ela estava certa. Logo o anúncio foi tirado do ar e a Dove publicou em seu Twitter um pedido de desculpas: “Uma imagem que postamos recentemente no Facebook errou ao representar mulheres de cor. Nós nos arrependemos profundamente da ofensa causada”.

Polêmicas anteriores

Reprodução/ Facebook

Entre as manifestações de indignação dos internautas, foi lembrado que em 2011 a empresa foi acusada de racismo por uma campanha com o mesmo teor. A imagem com “antes” e “depois”, também dá a entender que a mulher negra seria o “antes” e a branca o resultado final do uso do produto.

Já em 2015, a Dove foi centro de outra polêmica ao lançar um bronzeador que era recomendado para uso em peles “de normal a escuras”, o que sugere que a pele escura não seria normal.

+ sobre o tema

“Mãe, onde dormem as pessoas marrons?”

A pergunta de criança denuncia a vida entre muros...

Obras do Rio são segregacionistas, afirma ativista da Maré

Walmyr Júnior, ativista e morador da Maré, critica as...

Londrina: MP avalia discriminação em livros didáticos distribuídos pela prefeitura

Por: Eli Antonelli Coleção de livros distribuída na rede municipal...

para lembrar

Dinamarca: líder neonazista em serviço da Guarda Real

Um dos principais líderes do partido neonazista dinamarquês realiza...

Uruguai aprova quota de 8% para afrodescendentes em concursos públicos

Dispositivo também prevê incentivos fiscais para empresas que adotarem...

Carrefour: Central sindical manifesta satisfação

Salvador - O Secretário Nacional da Diversidade Humana da União...
spot_imgspot_img

Até um dia, Roya. Rest in power, minha irmã

"Tudo o que sei sobre a dificuldade de sustentar a democracia no Brasil é tão parecido com o que enfrentamos no Sudão", disse Roya...

OAB suspende registro de advogada presa por injúria racial em aeroporto

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) suspendeu, nesta terça-feira (25), o registro da advogada Luana Otoni de Paula. Ela foi presa por injúria racial e...

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...
-+=