Por difamar Xuxa, PSB destitui deputado pastor Eurico da CCJ

Parlamentar se ofendeu com a presença da apresentadora e a constrangeu ao dizer que ela era uma “ofensa à família brasileira”

por Revista Fórum

Durante sessão realizada nesta terça-feira (20) na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, que discutia a Lei da Palmada, o deputado Pastor Eurico (PSB-PE) se irritou com a presença da apresentadora Xuxa Meneghel, que estava acompanhada da ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti. O parlamentar declarou que a presença da “Rainha dos baixinhos” era um “desrespeito às famílias brasileiras”, dizendo que a mesma “provocou a maior violência contra as crianças na década de 1980”, em alusão ao filme Amor, estranho amor.

Posteriormente à realização da sessão, o líder do PSB, deputado federal Beto Albuquerque (RS), anunciou a destituição de Eurico da Comissão. Em seu lugar, o partido indicou Júlio Delgado (PSB-MG). Xuxa não se pronunciou durante o ocorrido e fez sinais de coração com as mãos durante a confusão.

Em nota, o PSB afirmou que a atitude do deputado pastor foi “intolerante, desrespeitosa e desnecessariamente agressiva”. O comunicado da sigla ainda diz que a ação do parlamentar não “representa sobremaneira o pensamento do PSB”. Por fim, o texto ainda reconheceu o apoio da artista em prol da lei que visa dar um fim à cultura de agressões físicas contra as crianças.

No início da noite de hoje (21), a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou a redação final da proposta, que agora vai se chamar “Lei Menino Bernardo”, remetendo à criança encontrada morta no Rio Grande do Sul.

A seguir, confira a nota na íntegra:

O líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Câmara dos Deputados, deputado federal Beto Albuquerque, comunica a destituição do deputado federal Pastor Eurico (PE) da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), vaga que ocupava como titular.

Para a vaga foi indicado o deputado federal Júlio Delgado (MG).

A decisão foi tomada em função da postura adotada pelo parlamentar durante a reunião ordinária desta quarta-feira (21), na qual o mesmo se pronunciou de forma intolerante, desrespeitosa e desnecessariamente agressiva em relação a Sra. Xuxa Meneghel, presente à reunião na condição de convidada.

Ressalte-se que a conduta do deputado Pastor Eurico não representa sobremaneira o pensamento do PSB e manifestamos nosso apreço e respeito pelo empenho da referida artista, que deseja aprovar a lei que propõe a cultura da não agressão. Reconhecemos a sua história, profissional que muito contribui para a instituição das políticas públicas em defesa das crianças e dos adolescentes.

 

Deputado Federal Beto Albuquerque

Líder do PSB na Câmara dos Deputados

+ sobre o tema

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo...

Na USP, professor deixa legado de R$ 25 milhões – e um recado às elites

Stelio Marras é professor e pesquisador do Instituto de Estudos...

Prefeitura de SP omite de Moraes caso de mulher que teve aborto negado por falta de profissionais

Ao menos uma mulher teve o procedimento de aborto legal negado...

Jovem é preso com centenas de símbolos neonazistas no centro de SP

A Polícia Civil de São Paulo apreendeu nesta quarta-feira (26) centenas...

para lembrar

A imprensa escondeu as informações mais importantes do Datafolha sobre corrupção

Esconderam as informações mais importantes que o Datafolha sobre...

“Teu salário paga a comida do meu cachorro” e outras brasileirices

“Você sabe com quem está falando?'' Por Leonardo Sakamoto no Blog...

‘Estamos lutando por algo que ainda não sabemos o que é’, diz Black Bloc

"Estamos lutando por algo que ainda não sabemos...

Love nega relação com traficantes, admite ‘erro’, mas diz que voltará à Rocinha

Por: Raphael Raposo Convidado, Vagner Love compareceu à 15ª...

Porte de maconha para uso pessoal: entenda como fica a proposta em análise no Congresso após a decisão do STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve concluir, nesta quarta-feira (26), o julgamento sobre o porte de maconha para consumo individual. Nesta terça, o plenário formou...

STF retoma julgamento sobre descriminalização de maconha

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira (25) o julgamento sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal. A sessão está...

Deputadas do PSOL entram na Justiça para suspender censura a livro sobre mulheres na ciência

As deputadas Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP) entraram com uma representação na Procuradoria de São Paulo contra a prefeitura de São José dos Campos pela censura ao livro "Meninas...
-+=