Atrizes de “Pantera Negra” explicam como Wakanda respeita as mulheres

As atrizes Danais Gurira (Okoye), Letitia Wright (Shuri), Lupita Nyong’o (Nakia) e Angela Bassett (Ramonda) falaram para o site Entertainment Weekly o impacto de “Pantera Negra” para uma nova geração de mulheres.

por Rodolfo Vicentini no UOL

atrizes do filme pantera negra – Imagem: Divulgação

As personagens que vivem em Wakanda, a nação mais tecnológica do planeta nos quadrinhos da Marvel e agora nos cinemas, vivem de igual para igual com os homens e têm papel fundamental na sociedade.

“É uma nação que respeita e reverencia as mulheres”, opina Basset, de 60 anos. “Eles pensam na gente [as mulheres] não apenas como rainha, mas rainha-mãe. mãe é educadora e a primeira professora”.

Para Gurira, o que acontece em Wakanda não é impossível. “Nunca é dito: ‘Oh, você é uma garota, portanto você não pode. Os garotos fazem as contas e as ciências’. Isso acontece muito no mundo hoje. As meninas não são encorajadas a entrar nesses campos”, analisou a atriz.

Já Letitia acredita que o próprio T’Challa é um exemplo masculino de como tratar as mulheres na vida real. “Ele não respeita apenas Shuri, mas todas as mulheres”, explica a jovem atriz. “Ele respeita a mãe, a general e a garota que ele ama. Ele é tanto um homem quanto um rei, mas ele respeita a área de cada um”.

Por fim, Nyong’o aponta que as mulheres também acabam se respeitando. “Assistindo ao filme pela primeira vez, eu estava vendo que as diferentes mulheres ocupam o mesmo espaço e são totalmente autônomas, agindo não como competição, mas como parceria. Suas motivações pessoais são o que as leva adiante. Elas não são colírios para os olhos. Embora a gente sempre está maravilhosa”, brinca a atriz.

+ sobre o tema

Com ‘Oitentáculos’, Nei Lopes se consagra o griô da poesia brasileira

"Oitentáculos" é o terceiro livro de poesias de Nei Lopes....

Enviar arroz à África nunca vai conter a migração para a Europa, diz escritor de Gana

Para o escritor e ativista Ousman Umar, o caminho...

Jay-Z completa 45 anos com tentáculos na música, entretenimento e esporte

Jay-Z, completa 45 anos nesta quinta (4) com o...

“Malcolm X” e o racismo do capitalismo

I - ORIGEM: Malcolm Little, mais conhecido como Malcolm X...

para lembrar

Cia Teatral Mamulengos abre seleção para atores negros

A Cia Teatral Mamulengos está selecionando, atores negros para...

Pena de morte: ‘Escapei porque o algoz estava cansado demais para me enforcar’

No corredor da morte no Malauí, na África Oriental, Byson Kaula...

Seis estatísticas que mostram o abismo racial no Brasil

No Brasil, a população negra é mais atingida pela...
spot_imgspot_img

Festival de cultura afro abre inscrições gratuitas para vivências artísticas no Recife

O Ibura, terceiro maior bairro localizado na Zona Sul do Recife, onde estão concentrados mais de 70% da população autodeclarada negra ou parda, abre...

O apagamento da militância negra durante a ditadura militar no Paraná

A ditadura militar no Brasil, instaurada há exatos 60 anos, reprimiu e silenciou a luta dos movimentos raciais. Documentos encontrados pelo UOL junto ao...

Livro semeia em português cosmovisão bantu-kongo reunida por Bunseki Fu-Kiau

O primeiro objetivo do pesquisador congolês Kimbwandende Kia Bunseki Fu-Kiau ao terminar "O Livro Africano sem Título", em 1980, e que finalmente é publicado em português...
-+=