Erika Januza encarna atriz negra eleita a mais bonita do mundo e revela ter renegado fio crespo: ‘Passei a vida alisando o cabelo’.

Erika Januza era adolescente quando assistia a Taís Araújo como Xica da Silva na novela homônima. “Era um referencial de beleza que tinha na época. Estive uma vez com ela e não consegui falar sobre isso”, lamenta. Intérprete de Alice na novela das nove “Em família”, a bela, no entanto, agora é colocada na mesma posição da atriz.

Não por acaso, foi convidada pela coluna para reproduzir a capa da revista norte-americana “People”, que elegeu a mexicana Lupita Nyong’o, vencedora do Oscar de atriz coadjuvante este ano, como a mulher mais bonita de 2014. É a terceira vez que uma mulher negra leva o título. Antes da estrela do filme “12 anos de escravidão”, apenas Halle Berry e Beyoncé .

“Fiquei orgulhosa, mas é uma pena que ainda se faça distinção entre belezas pela cor. As pessoas dizem: ‘que negra bonita!’. Há um preconceito nisso e claro, não é legal. Mas tem o lado positivo. Ainda bem que a nossa beleza está sendo reconhecida”, argumenta ela, mais recente beldade que integra a lista das estrelas negras da TV.

De cara limpa e cabelo solto, Erika prova que não está na seleção à toa. “Sempre soube reconhecer as minhas qualidades. Sou vaidosa desde muito cedo, sempre me maquiei. Antes de eu chegar na TV tinha acesso a menos produtos. Achar uma base na cor da minha pele era impossível”, conta ela, que estreou na série “Suburbia”, há dois anos. Foi por causa do papel, aliás, que ela passou a usar os fios naturais depois de anos lutando contra os fios crespos. Passei a minha vida inteira alisando o cabelo. Aprendi a gostar dele assim”.

Apesar de ter sofrido o preconceito (“tive namorados que não queriam me apresentar para a família por ser negra”, recorda-se), Erika não gosta de levantar bandeiras. Questionada sobre os nomes que vem à cabeça quando pensa em mulher bonita cita representantes de padrões distintos: Cris Vianna, Juliana Paes e Ana Hickmann. “Elas são ‘grandes’, têm porte”, justifica, entregando que a sua única “neura” em nada tem relação com a cor de pele: “Era magra! Tinha que usar duas calças para disfarçar a perna fina”.

erika.jpg erika2.jpg erikatratada erikatratada1 erikatratada2

Foto: Marcelo Theobald

Produção: Rita Moreno / Beleza: TonReis / Erika veste: WG, Botanopé, Marias&Marias e Superbonita

Fonte: Extra

+ sobre o tema

Zélia Amador traz o olhar ativista sobre as discriminações enfrentadas pela mulher negra

Filha de empregada doméstica, a professora alcançou o doutorado...

Setembro Amarelo: é preciso prevenir depressão entre LGBTs

Campanhas de saúde mental no DF precisam focar essa...

A comissária de bordo rejeitada que fundou sua própria companhia aérea.

Para uma mulher de negócios sul-africana, levar mais mulheres...

para lembrar

Como os coletivos feministas mudam colégios de elite

Escolas como Gracinha e Bandeirantes têm grupos de alunas...

Órfãos do feminicídio vivem um tipo de violência ainda pouco discutida no Brasil

Neste mês de julho, fizemos homenagens devidas a mulheres que,...

Documentário Mulheres Negras: Projeto de Mundo revela olhar feminino negro

Com lançamento marcado para o dia 12 de setembro,...

Fátima Oliveira: Senador maranhense, Gracimar e a maca fria do corredor do hospital

Ao fazer uma limpa em meus guardados, de vez...
spot_imgspot_img

Machismo contribui para a remuneração das mulheres ser inferior à dos homens

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mulheres têm remuneração, em média, 17% menor que a dos homens e, até mesmo...

Aos 82, Benedita da Silva lembra trajetória de luta pelas minorias: “Ainda falta muito”

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou que o cenário das minorias já melhorou bastante no Brasil, mas ainda há muito a ser...

Mulheres são assassinadas mesmo com medidas protetivas; polícia prendeu 96 por descumprimento

Casos recentes de mulheres mortas após conseguirem medidas protetivas contra ex-companheiros mostram que o assunto ainda é um desafio no combate à violência contra...
-+=