Enem 2019: notas erradas podem atingir até 30 mil estudantes

Erro na correção das provas foi admitido pelo Inep e cálculo do exame será revisado.

Por Lorraine Vilela Campos, do Brasil Escola 

Provas do segundo dia do Enem 2019 — Foto: Ana Carolina Moreno/G1

O erro em notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi confirmado pelo Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O órgão abriu um canal que recebeu pedidos de revisão da pontuação até as 10h deste segunda-feira, 20 de janeiro.

Confira as notas do Enem 2019

O Inep não tem um número exato de pessoas prejudicadas pelo erro no Enem. Segundo Alexandre Lopes, presidente do órgão, a quantidade pode chegar a 30 mil participantes, mas a estimativa é de que seja menos que 9 mil estudantes.

De acordo com o Inep, a situação será analisada e não haverá prejuízos futuros aos participantes do Enem 2019. O instituto informou que as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020/1 continuam confirmadas para o período entre 21 e 24 de janeiro.

O erro foi identificado em provas do segundo dia do Enem 2019 (Ciências da Natureza e Matemática). Após solicitações dos estudantes nas redes sociais, o Inep aumentou a investigação e revisão também para as provas do primeiro dia do exame.

Entenda o caso
Após a divulgação do resultado do Enem 2019 na última sexta-feira (17), participantes reclamaram nas redes sociais sobre a baixa pontuação mesmo com um índice alto de acertos. Inicialmente, o Inep justificou que a diferença entre número e questões certas e as notas era resultado da Teoria de Resposta ao Item (TRI), método adotado pelo órgão para calcular o desempenho dos estudantes.

Saiba o que é a Teoria de Resposta ao Item (TRI)

No sábado (18), o ministro Abraham Weintraub e o presidente do Inep, Alexandre Lopes, anunciaram que houve erro em gabarito do segundo dia do Enem 2019 para uma parcela de estudantes e que isso acarretou no cálculo errado das notas.

O erro
Segundo Alexandre, a falha foi da gráfica. As provas são divididas por cores e os gabaritos são corrigidos de acordo com essa identificação e, neste caso, houve erro no momento de relacionar o estudante com a cor.

Como foi o Enem 2019?
O Enem 2019 foi realizado nos dias 3 e 10 de novembro. As provas do primeiro dia contaram com questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, além da Redação. Já o segundo foi composto por perguntas de Ciências da Natureza e Matemática.

Na última sexta-feira (17), o Inep realizou uma coletiva de imprensa com o balanço do Enem 2019 após a divulgação do resultado. Na ocasião, foram informadas as notas máximas, mínimas e médias de cada área do exame e o desempenho dos participantes na redação, produção textual que teve 53 notas mil e mais de 143 mil provas zeradas.

+ sobre o tema

Quem se inscreveu no Enem 2024 tem até quarta-feira (19) para pagar taxa

O participante que se inscreveu no Exame Nacional do...

FNDE lança plataforma Antonieta de Barros, iniciativa para consolidar dados da educação brasileira

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia...

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame...

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame...

para lembrar

Kabengele Munanga – “África e Imagens de África”

(...)o problema é que nós sabemos que muitas destas...

Prouni – Ex-faxineiro conta os dias para concluir curso de medicina em MS

Leandro Assunção, 26 anos, diz que sonha desde a...

Reino Unido lança rede de apoio no Brasil para empregar ex-bolsistas

    Ana Carolina Moreno Reino Unido vai criar rede de apoio...

Ministro do STF, Barroso derruba lei que proibia discussões de gênero nas escolas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto...
spot_imgspot_img

Descumprimento do PNE é generalizado e afeta mais pessoas negras, pobres e do Norte e Nordeste, aponta balanço da campanha; faltam dados sobre indígenas...

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação lança nesta terça-feira (25/06) seu Balanço do PNE (Plano Nacional de Educação) 2024. Abrangendo os 10 anos...

Quem se inscreveu no Enem 2024 tem até quarta-feira (19) para pagar taxa

O participante que se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 têm até a próxima quarta-feira (19) para pagar a taxa de...

FNDE lança plataforma Antonieta de Barros, iniciativa para consolidar dados da educação brasileira

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), lançará na próxima terça-feira, 18, a plataforma Antonieta de...
-+=