Direito ao aborto é incluído em esboço da nova Constituição chilena

De acordo com o texto, direitos sexuais e reprodutivos incluem o direito de decidir de forma livre, autônoma e informada sobre o próprio corpo — esboço deve ser submetido a um referendo

O direito ao aborto foi incluído no esboço da nova Constituição chilena após a sessão plenária da assembleia que a redige aprovar um artigo sobre direitos sexuais e reprodutivos.

A inclusão deste artigo, no entanto, é apenas um marco sobre o qual devem ser posteriormente elaboradas as leis que estabelecem prazos, processos e outros detalhes que deverão passar pelos debates correspondentes no Congresso.

Além disso, o esboço da Constituição deve ser submetido a um referendo.

“O Estado garante o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos (…) bem como o acesso à informação, educação, saúde e aos serviços e benefícios necessários para isso”, diz o artigo, que garante às mulheres “as condições para uma gravidez, interrupção voluntária da gravidez, parto e maternidade voluntária e protegida”.

De acordo com o texto, os direitos sexuais e reprodutivos incluem “o direito de decidir de forma livre, autônoma e informada sobre o próprio corpo, sobre o exercício da sexualidade, reprodução, prazer e contracepção”.

Com este artigo, “o que temos é um Estado que reconhece os direitos sexuais e reprodutivos, em primeiro lugar, uma questão que não tínhamos antes”, disse à Reuters Danitza Pérez, que dirige a associação de advogadas feministas Abofem.

Desde 2017, o aborto só é permitido no Chile por três motivos: quando a vida da mãe está em perigo, quando o feto ou embrião é inviável e quando a gravidez é fruto de estupro.

+ sobre o tema

As redes perguntam: ‘Onde está Amarildo?’

Dúvida sobre paradeiro de morador da Rocinha abordado pela...

A Declaração das Nações Unidas sobre os direitos dos Povos Indígenas

Artigo 1º Os indígenas têm direito, como povos ou...

Imprensa e Racismo

Maria Carolina Trevisan Foi em 1995, quando o então presidente...

Menos de 50% das meninas tomaram as 2 doses da vacina contra HPV em 3 anos de imunização

Segundo especialista, "maior dificuldade é convencer adolescente a se...

para lembrar

Mal humorada? Eu? O desabafo de uma distímica

Novembro de 2014: foi o mês em que eu...

A grande mídia e a desigualdade racial

Fonte: Carta Maior - Por Venício Lima Pesquisa do...

Como o DCM fez o G1 mudar sua política de comentários

  Os editores da Globo ouviram o DCM. Foi estancada...

Fórum de Desenvolvimento Econômico Inclusivo

A terceira edição do Fórum São Paulo Diverso acontecerá...
spot_imgspot_img

Geledés participa da 54ª Assembleia Geral da OEA

Com o tema “Integração e Segurança para o Desenvolvimento Sustentável da Região”, aconteceu entre os dias 26 a 28 de junho, em Assunção, Paraguai,...

Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos abre inscrições para sua 46ª edição

As inscrições para a 46ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos estão abertas de 20 de junho a 20...

Dando luz à conscientização: gravidez na adolescência 

Entre sonhos e desafios, histórias reais se cruzam no país onde a cada hora nascem 44 bebês de mães adolescentes, aponta o Sistema de...
-+=