Segurança é vítima de racismo no Shopping Metropolitano, Zona Oeste do Rio

Enviado por / FonteExtra

Um segurança do Shopping Metropolitano, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, foi vítima de racismo na última segunda-feira (11). O homem teria sido acionado porque havia uma consumidora com comportamento alterado em uma loja de bijuterias. Quando chegou ao local, a cliente teria se exaltado ainda mais com a intervenção do segurança, começado a gritar e dirigir ofensas racistas contra ele.

Clientes que estavam no local filmaram o momento em que a mulher, demonstrando estar bastante alterada, se aproxima e xinga o funcionário que estava próximo, depois entra em uma loja os gritos e vaias dos frequentadores do shopping. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais é possível escutar algumas das ofensas ao segurança.

Segurança é alvo de xingamentos racistas no Shopping Metropolitano Foto: Reprodução

— Se fosse a sua família que tivesse tentando trocar, seu filho da p., seu vagabundo. Quero ver se estivessem tentando matar sua família, se você ia ficar se metendo. Seu preto f. — gritou a mulher. Na mesma hora, as pessoas no shopping reagiram xingando a mulher, que continuava visivelmente alterada.

O caso foi registrado na 32ª DP (Taquara) como crime de injúria por preconceito. A Polícia Civil informou que a vítima foi ouvida na delegacia e diligências estão sendo realizadas em busca de imagens de câmeras de segurança para identificar a mulher.

Procurada pelo EXTRA, o Shopping Metropolitano Barra disse por meio de nota que “lamenta e se solidariza com o colaborador da segurança, que sofreu racismo, no último domingo(11), e com funcionários da loja, agredidos verbalmente pela consumidora. O empreendimento esclarece que está prestando todo apoio às vítimas e que está à disposição das autoridades policiais para quaisquer esclarecimentos.”

+ sobre o tema

Tempo da maldade

Ampliar militarização da segurança pública, proposta de muitos candidatos,...

Juventude negra: prefeito Rui Palmeira destaca ações do Município

Cerca de 40 mil negros são assassinados por ano...

Quanto vale a vida de uma pessoa negra?

Num país que recentemente elegeu como Presidente da República...

“Transformei xingamento em luta”, diz jovem vítima de racismo na internet

Jornalista alvo de ofensas racistas ao postar foto em...

para lembrar

Mulher denuncia racismo após ser acusada de furto em shopping de São Paulo

A servidora pública Érica Scheila Rodrigues de Carvalho, de...

Carta de Coimbra: Quando a ”branquitude” mata…

O ano de 2020 teve seu início marcado por...

O racismo é impedimento à santificação de negros no Brasil

Estou virando santeira, restrita a santas e santos negros,...

Green Book: o livro até que pode ser verde, mas o filme é bem branco

  No Oscar 2019, pelo menos quatro dos oito títulos...
spot_imgspot_img

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....

Por que o racismo é uma crise de saúde

Quando Layal Liverpool era adolescente, na Holanda, ela começou a observar pequenas manchas sem pigmento no rosto e nos braços. O médico receitou antibióticos e...
-+=