Ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas

Um estudo realizado pela Plano CDE sobre a Lei 10.639/03 e liderado por Geledés Instituto da Mulher Negra e Instituto Alana, com parceira do Imaginable Futures, Undime e Uncme, levantou dados sobre a atuação das secretarias municipais de educação no ensino de História e Cultura Afro-brasileira. Cerca de 69% afirmam que a maioria ou boa parte das escolas da rede realizam atividades apenas durante a semana ou mês da consciência negrae apenas 24% das secretarias de educação acompanha indicadores de desempenho dos estudantes por raça.

A pesquisa ainda revelou que para 53% das secretarias, a ausência de apoio é o principal desafio para a implementação da Lei.

Para falar sobre o ensino da cultura e história afro-brasileira nas escolas, recebemos no Perspectiva desta terça-feira (23/05) Tânia Portella, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e consultora do Geledés – Instituto da Mulher Negra; e Beatriz Benedito, analista de políticas públicas do Instituto Alana.

Também contamos com a participação de Daniel de Sousa Silva, professor, coordenador pedagógico de uma escola em Osasco que faz parte do Programa de Ensino Integral, e mestrando do Programa de Estudos Culturais da EACH USP.

O Perspectiva é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as terças-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual.

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.

+ sobre o tema

Terry é culpado de racismo e é suspenso por 4 jogos pela FA

O capitão do Chelsea, John Terry, foi suspenso...

‘O Beto podia ter sido eu’: clientes relatam tensão e agressões em lojas

A divulgação das imagens que mostram João Alberto Silveira Freitas...

Não precisava cuspir no prato

A Campanha Reaja ou Será Morto ou Será Morta...

Racismo no Mineirão: ‘Olha a sua cor’, diz torcedor do Atlético em discussão com segurança

Clássico contra o Cruzeiro terminou com confusão generalizada no...

para lembrar

Caso Extra: Sessão de ameaças durou 10 minutos

  S. Paulo - No quartinho em que T. ficou...

Em reencontro, Suárez ignora aperto de mão e revolta Evra

Suárez passou reto por Evra quando o francês tentou...

Maioria dos casos de racismo no futebol brasileiro ainda fica impune

Observatório da Discriminação Racial no Futebol foi criado para...

Peça usa comédia para refletir sobre racismo

      Após muito sucesso em Salvador e no Rio de...
spot_imgspot_img

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....

Por que o racismo é uma crise de saúde

Quando Layal Liverpool era adolescente, na Holanda, ela começou a observar pequenas manchas sem pigmento no rosto e nos braços. O médico receitou antibióticos e...
-+=