2024 chega com o centenário de Nelson Sargento, baobá de Mangueira e do samba

Enviado por / FontePor Mauro Ferreira, do g1

 Nelson Mattos (25 de julho de 1924 – 27 de maio de 2021) – o cantor, compositor, músico, pintor e escritor carioca imortalizado como Nelson Sargento – viveu quase 97 anos.

Não teve tempo de chegar a um século de vida, mas 2024 entra em cena com promessa de festa pelos 100 anos desse artista que – com perdão do clichê – se tornou alta patente do samba e de Mangueira.

Nelson Sargento está eternizado como entidade na constelação do céu verde-e-rosa. Um símbolo de elegância e de resistência, proclamada no título do samba mais famoso da obra autoral do compositor, Agoniza, mas não morre (1978), apresentado há 46 anos na voz de Beth Carvalho (1941 – 2019), outra eterna estrela do céu verde-e-rosa.

Também autor de Falso amor sincero (1979), samba celebrado pelos versos “O nosso amor é tão bonito / Ela finge que me ama / E eu finjo que acredito”, Nelson Sargento carregou na voz grave e rouca bem mais do que um século de lutas do povo negro pela conquista da liberdade plena e da igualdade social.

Guerra enfrentada na cadência do samba, gênero “duramente perseguido” – como Sargento sentenciou em verso da obra-prima do artista – nas esquinas, nos botequins e nos terreiros ainda hoje alvos de intolerância racial e religiosa.

Enquanto vivo, Nelson Sargento foi importante porta-voz dessa luta e do próprio samba. Um baluarte. Um baobá fincado com raízes indestrutíveis no solo do morro de Mangueira.

Morto, o bamba permanece como estrela-guia, exemplo de força e elegância a ser seguido pelos bambas que continuam a nascer em Mangueira e em outros polos de resistência do samba.

Que o Brasil festeje com pompa em 2024, sobretudo em 25 de julho, o centenário de nascimento do baobá Nelson Sargento!

+ sobre o tema

Projeto Identidade levanta a questão da representatividade do negro na cultura pop

Você já ouviu falar aqui na Zupi sobre o Projeto...

25 DE JULHO DIA DA MULHER NEGRA E CARIBENHA

"I PADÊ GRIÔ DAS MULHERES NEGRAS DE FORTALEZA"...

Nono maior pontuador da NBA, Carmelo Anthony anuncia aposentadoria

O nono maior artilheiro da história da NBA, Carmelo...

para lembrar

Asa: Aplicativo inova ao ensinar Iorubá para crianças

O Asa foi criado para ensinar Iorubá de uma...

Cultura, semente, semeador

Estudo britânico diz que hip-hop teve mais influência do...

O Lima Barreto que nos olha

O que vemos só vale – só vive –...

Lira – Uma diva da música sul africana

Lira nasceu Lerato Molapo no município Daveyton no leste...
spot_imgspot_img

Instituto Tebas celebra 194 anos de nascimento de Luiz Gama com caminhada e exibição de vídeo em São Paulo

 Liberdade ou Morte: histórias que a História não conta é o título da web série composta por sete narrativas (fotográficas, textuais e audiovisuais) que destacam a agência...

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...

NICHO 54 lança publicação inédita que investiga a história do Cinema Negro no Brasil 

Pesquisa que mapeou e consolidou dados sobre filmes produzidos por pessoas negras no Brasil de 1949 a 2022 encontrou 1.104 obras; 83% de toda...
-+=