Adolescente denuncia mulher por agressão e injúria racial em Rio Preto

Segundo o BO, a mãe da namorada de um colega de escola com quem o adolescente discutiu teria esganado o rapaz e o chamado de 'preto' e 'macaco'.

Um adolescente de 13 anos denunciou ter sofrido injúria racial e ter sido esganado por uma mulher após discutir com o genro dela, em São José do Rio Preto (SP) . O fato ocorreu na sexta-feira (23), mas só foi comunicado à polícia no domingo (25).

Segundo o boletim de ocorrência, o adolescente discutiu com um colega de escola, que estava na porta da casa da namorada dele. A mãe da menina, então, começou a chamar o adolescente de “preto” e “macaco”, além de ter denunciado o rapaz para a polícia.

No entanto, de acordo com o BO, os policiais foram até a residência do menor e não encontraram nada no local. O adolescente foi liberado em seguida.

Ainda conforme o registro, um dia após o ocorrido, a mulher procurou a vítima em um campo de futebol e a esganou. O adolescente não quis ir até o pronto-socorro depois da ocorrência.

O caso foi registrado como lesão corporal, injúria racial e racismo.

Outro caso

Também em Rio Preto, outra adolescente de 13 anos alega ter sofrido injúria racial, racismo e lesão corporal, no dia 16 de fevereiro. O caso só foi comunicado para a polícia no domingo (25).

Segundo o boletim de ocorrência, a vítima relatou à mãe que foi agredida na escola, além de ter sido xingada de “preta com cara de folgada”. A diretora da unidade orientou a menina a registrar o BO.

O pai da adolescente também disse à polícia que recebeu ameaças do padrasto de um dos suspeitos de ter agredido a sua filha.

A polícia investiga o caso.

+ sobre o tema

“Por que julgamos que a diferença seja um problema?” Achille Mbembe

Em entrevista, o filósofo camaronês fala sobre xenofobia, nacionalismo,...

Aposentada é condenada a quatro anos de prisão por racismo

MARIO CESAR CARVALHO, "Macaca, eu não gosto de negro; negro...

Ex-comandante de UPP e 7 PMs são condenados por morte de Amarildo

Ex-comandante de UPP e 7 PMs são condenados por...

para lembrar

“O racismo extrapola a pura e simples ignorância”

Em novembro, Conceição Evaristo chega aos 69 anos. Uma...

Deputados admitem: racismo é problema no Campeonato Inglês

  O racismo é um "grande problema" do...

OAB suspende registro de advogada presa por injúria racial em aeroporto

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) suspendeu, nesta...
spot_imgspot_img

OAB suspende registro de advogada presa por injúria racial em aeroporto

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) suspendeu, nesta terça-feira (25), o registro da advogada Luana Otoni de Paula. Ela foi presa por injúria racial e...

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....
-+=