UFRJ terá primeira mulher negra como diretora da Faculdade de Educação

Enviado por / FonteBrasil de Fato

Ana Paula Abreu Moura: 'Carregamos no corpo e na alma as cicatrizes do que é ser negro em uma sociedade racista'

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana Paula Abreu Moura, eleita em setembro de 2023, toma posse em cerimônia que será realizada nesta quarta-feira (3), ao lado de Silvina Fernandez, nova vice-diretora. O evento acontece no Salão Pedro Calmon, no Palácio Universitário, no Campus da Praia Vermelha, na Urca, a partir das 14h. 

Ana Paula é a primeira da sua família a entrar na universidade e foi eleita com o objetivo de “trazer a questão racial para dentro do currículo” na proposta de campanha da chapa. Em entrevista ao portal da Associação dos Docentes da UFRJ (AdUFRJ), ela disse nunca imaginar ocupar um cargo como esse na vida. 

“Cresci na Ilha do Boqueirão (perto da Ilha do Governador), muito isolada. Com oito anos, pegava uma embarcação em um trajeto de 40 minutos, e depois andava dois quilômetros até o Bananal, para então chegar ao ponto de ônibus. Eu luto pelo direito à Educação, pela Educação de Jovens e Adultos, porque na minha vida esse direito também foi conquistado com muito suor (…) Nós, que somos negros, carregamos no corpo e na alma as cicatrizes do que é ser negro em uma sociedade racista. Minha candidatura vem do reconhecimento do poder das instituições públicas em formar minha identidade e do papel que posso cumprir para fortalecer essas instituições”, disse em trecho da entrevista.

A nova diretora é professora da UFRJ desde 2010. Além das atividades de docência, é coordenadora do Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica – Ênfase Educação de Jovens e Adultos e coordenadora na Extensão Universitária do Programa Integrado da UFRJ para Educação de Jovens e Adultos.

Ana Paula tem graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização de jovens e adultos, formação de alfabetizadores, extensão universitária, leitura e escrita e educação e direitos humanos.

Como diretora da Faculdade de Educação tem como desafio elaborar um Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU), que funciona como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), mas localizado.

+ sobre o tema

A luta diária das mulheres cientistas

Discriminação, injustiça, assédio sexual — não é fácil ser...

NYX promove aulas gratuitas de maquiagem para pele negra

NYX promove aulas gratuitas de maquiagem para pele negra. Aulas...

O que acontece após a vítima de violência doméstica fazer um B.O. online?

Mulheres vítimas de violência doméstica podem, desde o começo...

Mulheres são maioria entre empregados de fundações privadas, mas ganham menos

As mulheres representavam 62,9% do pessoal assalariado das fundações...

para lembrar

Museu da Pessoa apresenta: Silvana Bahia

Silvana Bahia conta na exposição Vidas Femininas do Museu...

Questionamentos jurídicos ameaçam avanços da Lei Maria da Penha

Por Luciana Lima, da Agência Brasil Para a ministra da...

Ajude uma preta a ser escritora – escritora faz vaquinha na internet para lançar livro

Priscila sempre gostou de escrever, mas foi aos 14...

Não há saída da pandemia sem olhar para todos, diz Jurema Werneck

Nesta quinta-feira (14), a ONG de luta pelos direitos...
spot_imgspot_img

Casos de feminicídio e estupro aumentam no Rio de Janeiro em 2024

Ser mulher no estado do Rio de Janeiro não é algo fácil. Um estudo que acaba de ser divulgado pelo Centro de Estudos de...

‘Só é sapatão porque não conheceu homem’: Justiça condena imobiliária em MG por ofensas de chefe à corretora de imóveis

A Justiça do Trabalho mineira condenou uma imobiliária da região de Pará de Minas, no Centro-Oeste do estado, a indenizar em R$ 7 mil, por...

Dia do Orgulho LGBTQIA+: conheça a origem da data, celebrada em 28 de junho

Em todo o mundo, o dia 28 de junho é considerado o Dia do Orgulho LGBTQIA+. Durante todo o mês, eventos e paradas celebram as...
-+=