Justiça libera venda e Clippers passa a ter novo dono

A NBA confirmou a compra da franquia pelo empresário Steve Ballmer depois que um tribunal da Califórnia autorizou Shelly Sterling a negociar a venda

Los Angeles – A longa novela em que se transformou a venda do Los Angeles Clippers nos últimos meses finalmente chegou ao fim nesta terça-feira.

A NBA confirmou a compra da franquia pelo empresário Steve Ballmer depois que um tribunal da Califórnia autorizou Shelly Sterling, esposa do antigo dono Donald Sterling, protagonista de um caso racismo, a negociar a venda ao ex-diretor executivo da Microsoft.

O imbróglio todo começou em abril, quando Donald Sterling foi flagrado criticando sua namorada, V. Stiviano, por tirar fotos ao lado de Magic Johnson, ex-astro dos Los Angeles Lakers, e por “trazer pessoas negras” aos jogos do Clippers.

O dirigente, então, foi punido pela NBA com uma multa de US$ 2,5 milhões, obrigado a vender a franquia e se afastar da liga para sempre.

Com a suspensão de seu marido, Shelly Sterling assumiu o comando da franquia e acertou a venda do Clippers para Ballmer pelo valor recorde de 2 bilhões de dólares.

Donald inicialmente aceitou a negociação, talvez pensando que a NBA pudesse voltar atrás na decisão de bani-lo do esporte, mas diante da postura rígida da liga voltou atrás e passou a lutar para retomar o comando do time.

Donald entrou na Justiça tentando bloquear a venda e o caso vinha se arrastando até então.

Mas, nesta terça-feira, o tribunal deu o veredicto e garantiu que Shelly estava autorizada a negociar a franquia, tirando-a do domínio da família Sterling após 33 anos, já que Donald a comprou em 1981.

Além de agradar a NBA, que não queria uma de suas equipes nas mãos de alguém ligado a casos de racismo, a decisão também deve impedir uma debandada no Clippers.

O técnico Doc Rivers e alguns dos jogadores, como o astro Chris Paul, chegaram a dizer que deixariam o time se Donald Sterling seguisse como dono.

Steve Ballmer chega à franquia com um discurso ameno, bem diferente de seu antecessor, e garantiu que fará o possível para dar “todo respaldo” a Doc Rivers e aos jogadores.

O treinador celebrou a venda e disse que a chegada do novo dono “é um extraordinário novo capítulo da história do Clippers”.

Fonte: Exame

+ sobre o tema

Governo alemão abre processo contra Samuel Kunz, ex-nazista acusado de matar 430 mil judeus

O governo alemão informou nesta quarta-feira que abriu um...

Mulher chama policial de macaco e é condenada a 11 anos de reclusão em Minas

O militar estava atendendo uma chamada de briga familiar...

PM executa criança na Maré

Na manhã desta quinta-feira, dia 4 de dezembro(2008), por...

Yvonne Maggie: falsificação de citações, adulteração de arquivos e desonestidade intelectual

Idelber Avelar colunista da Revista Fórum Este não será um texto...

para lembrar

Que diferenças cientistas negros podem fazer?

Na semana passada, a organização Parent in Science – que tem...

A abstração do genoma estável e a fé bandida da eugenia

Sou do tempo em que filho de rico era...

Dez mil alemães realizam manifestação contra neonazistas

Manifestantes se fantasiam com roupas que lembram os uniformes...

Para entender o nosso racismo

Documentário da professora Ana Luiza Flauzina, uma das lideranças...
spot_imgspot_img

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....

Por que o racismo é uma crise de saúde

Quando Layal Liverpool era adolescente, na Holanda, ela começou a observar pequenas manchas sem pigmento no rosto e nos braços. O médico receitou antibióticos e...
-+=