Museu Afro Brasil celebra o Dia da Consciência Negra

Shows, sessões de cinema, brincadeiras, lançamento de livro fazem parte da programação

O Museu Afro Brasil, Instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, iniciará as celebrações ao Dia da Consciência Negra – 20 de novembro – três dias antes (17),  com o recital “Poemas Negros, de Jorge de Lima”, em parceria com a Editora Cosac Naify, e a abertura da exposição “Breve Notícias: Abigail Moura e Orquestra Afro-Brasileira”, em parceria com o Itaú Cultural. Ainda no dia 20, o museu apoia o Tributo a Abigail Moura e à Orquestra Afro-Brasileira no Auditório Ibirapuera.

As comemorações no Museu Afro Brasil seguem no próprio dia 20 de novembro, com uma programação especial que reúne shows, sessões de cinema, lançamento de livro e atividades educativas. As novidades da comemoração deste ano, em que o museu completa uma década de fundação, são as parcerias com a TV Globo, que exibirá duas sessões o filme Besouro, e com o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, que traz o show da cantora Toni Blackman, expoente do hip hop norte-americano. A entrada no museu neste dia é gratuita.

“O dia de 20 de novembro nos obriga a celebrar e a refletir: celebrar a memória de Zumbi de Palmares e de todos os homens e mulheres negros que lutaram contra a escravidão e o racismo no Brasil. E refletir sobre o ainda existente abismo social que separa negros e brancos no Brasil”, afirma Emanoel Araujo, diretor curador do Museu Afro Brasil.

Filme brasileiro que chegou aos cinemas em 2009, “Besouro” conta  a historia de Manoel Henrique Pereira, mais conhecido como Besouro Mangangá, um capoeirista brasileiro da década de 1920, a quem eram atribuídos feitos heroicos e lendários. A exibição do filme em duas sessões no Teatro Ruth de Souza – às 14h e 16h30 – faz parte do projeto Pipoca, da TV Globo e Globo Filmes.

Mais cedo, às 11h, o Teatro Ruth de Souza abriga o show da rapper californiana Toni Blackman, conhecida por seu ativismo e sua eletrizante performance nos palcos. Ela terá a companhia da DJ Simone Lasdenas. Antes do início do concerto, Toni falará ao público sobre resistência, educação e ativismo.

A programação especial será aberta por outra atração musical: formado por cinco congoleses que vivem no Brasil, o grupo  Vana Kembo se apresenta às 10h. O som se notabiliza pela forte presença de instrumentos de percussão, a exemplo do djembé. Eles voltam a tocar mais tarde, no mesmo dia, às 13h.

Lançamentos de livro e atividades educativas

A programação não para por aí: Às 10h, será lançado o livro “Do Outro Lado”, realizado pelo fotógrafo Cesar Fraga, a escritora Ana Maria Gonçalves e o jornalista e historiador Maurício Barros de Casto. Em viagem por nove países africanos, o trio percorreu os lugares de memória do tráfico de escravos para o Brasil. O registro é uma oportunidade de ampliar o conhecimento sobre este capítulo de nosso passado e sobre a África contemporânea. O roteiro da viagem incluiu a trajetória das quatro rotas utilizadas pelo tráfico de escravos para o Brasil, bem como o retorno de africanos libertos para o continente, registrando os resquícios dessa história sob o prisma local.

Os visitantes que adoram boas histórias serão recebidos para uma edição especial do “Aos pés do baobá”, às 13h45: na Biblioteca do Museu Afro Brasil serão apresentados à obra da escritora Carolina Maria de Jesus. Em seguida, serão convidados a ouvir e conversar sobre histórias que remetem a diversas formas de resistências que marcam as identidades de nosso povo e revelam a forte presença das matrizes africanas na cultura brasileira.

Às 15h15 é o momento de festa e dança com “As Brincadeiras do Congo”: os visitantes aprendem canções em kikongo e lingala e, em seguida, participam de uma roda em que todos cantam e dançam ao som do djembé.

Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n

Parque Ibirapuera – Portão 10

São Paulo / SP – 04094 050

Fone: 55 11 3320-8900

www.museuafrobrasil.org.br

O funcionamento do museu é de terça-feira a domingo, das 10 às 17hs, com permanência até às 18hs.

Na última quinta-feira de cada mês, o horário de funcionamento será estendido até às 21hs, para atendimento noturno ao público visitante.

Informações para a imprensa – Museu Afro Brasil

Gabriel Cruz: 3320-8940/– [email protected]

Informações para a imprensa – Secretaria de Estado da Cultura

Jamille Menezes – (11) 2627 8243 – [email protected]

Renata Beltrão – (11) 2627 8164 – [email protected]

 

Fonte: Arte e Cultura

+ sobre o tema

MDS fará pesquisa nutricional de quilombolas

Na pesquisa do MDS também será descrito o perfil...

Filme Quilombo Rio dos Macacos será exibido no CCBB (RJ)

Filme Quilombo Rio dos Macacos será exibido no CCBB...

para lembrar

Movimento negro faz denúncia internacional dos decretos de armas de Bolsonaro

Documento foi protocolado nesta madrugada junto à Comissão Interamericana...

Cinema em diáspora: Correnteza – Mostra Internacional de Cinema Atlântico anuncia sua 2º edição no Recife

A Correnteza - Mostra Internacional de Cinema Atlântico anuncia sua 2ª...

As Negras no Globo de Ouro 2017

Olá pessoas! E vamos nós para mais um Red Carpet,...

O lento processo da abolição da escravidão no Brasil

O Brasil foi o último país das Américas a...
spot_imgspot_img

Gilberto Gil anuncia aposentadoria dos palcos após série de shows em 2025

Gilberto Gil vai se aposentar dos palcos no ano que vem, confirmou sua assessoria de imprensa neste sábado (29). Aos 82 anos, o cantor e...

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...

Festival de cultura afro abre inscrições gratuitas para vivências artísticas no Recife

O Ibura, terceiro maior bairro localizado na Zona Sul do Recife, onde estão concentrados mais de 70% da população autodeclarada negra ou parda, abre...
-+=