Apoio à democracia cresce, mas é menor no Sudeste

Pesquisa Ibope divulgada neste domingo revela que a satisfação dos brasileiros com a democracia cresceu 13 pontos em 2014, atingindo o percentual de 39% dos que se dizem “satisfeitos” ou “muito satisfeitos” com o regime democrático, no melhor nível desde 2010; no entanto, a região Sudeste é aquela que apresenta menor grau de satisfação: 32%, contra 50% no Nordeste; de acordo com o levantamento, o perfil do antidemocrático é o jovem de classe média, morador do Sudeste, com instrução e renda médias; ontem, manifestação em São Paulo apoiou a volta dos militares

247 – A satisfação dos brasileiros com o regime democrático cresceu 13 pontos em 2014 e atingiu o melhor nível desde 2010.

É o que mostra pesquisa Ibope, divulgada neste domingo pelo jornal Estado de S. Paulo. De acordo com o levantamento, 39% dos brasileiros estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o regime democrático.

No entanto, a pesquisa aponta resultados desiguais. O índice de satisfação atinge 50% no Nordeste e apenas 32% no Sudeste.

O mesmo levantamento aponta que existem 22% de brasileiros “nada satisfeitos” com a democracia. “Grupos extremistas são mais estridentes. Têm uma repercussão maior do que sua representatividade social”, diz o cientista Cláudio Couto, da Fundação Getúlio Vargas.

A pesquisa ainda traça o perfil médio do brasileiro antidemocrático. Ele seria jovem, morador do Sudeste, com renda média e nível de escolaridade mediano.

Os dados trazem um fator de perplexidade: por que a região supostamente mais “moderna” do Brasil estaria se transformando também na menos democrática?

Ontem, uma manifestação realizada em São Paulo a pedido do senador Aécio Neves (PSDB-MG), estava coalhada de pessoas com cartazes que pediam a volta dos militares.

 

Fonte: Brasil 247

+ sobre o tema

Operação resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério...

A saga de uma Nobel de Economia pelo ‘Pix do desastre climático’

Mesmo com seu Nobel de Economia conquistado em 2019,...

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo...

para lembrar

Rápido como uma bala

Rápido como uma bala. Sob o título "É um...

Magistrada recebe homenagem da Câmara Municipal

Fonte: Jornal da Midia-   Salvador - Em comemoração...

Salário mínimo não tem aumento acima da inflação pela 1ª vez desde 2003

Começou a valer o novo salário mínimo nacional. De...

Apartheid sócio-político: O Grande Senhor da Casa Grande é “quase” preto.

Por Arísia Barros     Os cinco séculos do fértil território rodeado...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho para campanhas cada vez mais explícitas em seu tom xenófobo. Nesta semana, um dos grupos...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal. Essa tensão não decorre, no entanto, apenas do ressentimento de...

Na USP, professor deixa legado de R$ 25 milhões – e um recado às elites

Stelio Marras é professor e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e construiu toda sua carreira acadêmica na Universidade de São Paulo (USP), da graduação...
-+=