Capulanas realiza últimas apresentações de sangoma

Após dois anos abrindo as portas portas da Goma Capulanas para apresentar Sangoma, a Cia Capulanas de Arte Negra se prepara para realizar as últimas apresentações de Sangoma – Saúde da Mulher Negra, de 11 a 20 de setembro, de sexta a sábado às 20h, e domingo às 19h.

No Dica de Teatro

Com sede no bairro do Jardim Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, a Goma Capulanas – casa sede do grupo, tem seu espaço ressignificado e recriado, dando vida aos depoimentos de seis personagens femininas que trazem à tona  o universo místico, político e social da mulher negra, da mulher negra da periferia, da escassez social e afetiva na qual estão condicionadas as mulheres negras brasileiras.

Dirigido e concebido pelas Capulanas – Companhia de Arte Negra, Sangoma promove a reflexão acerca da saúde da mulher negra. Sangoma é um convite a um universo místico cercado de histórias de dor, superação, amores verdadeiros e possibilidades de cura.

Sangomas são as mulheres escolhidas espiritualmente por seus ancestrais para darem continuidade aos trabalhos de cura espiritual e física dentro da comunidade, é uma peça ambientada em uma casa onde os espectadores percorrem cada cômodo sentindo de perto o depoimento das seis personagens que ali vivem. São vozes muitas vezes caladas, que despertaram do silêncio para brotar vida e relatar as enfermidades causadas em suas relações com o mundo, com o outro e os caminhos que percorreram para chegar à cura.

A construção dos personagens e suas histórias de vida foram compiladas a partir de atividades de formação realizadas pelo grupo em 2012. Temas como saúde cultural, física e psíquica de mulheres negras foram fundamentais para o desenvolvimento dos textos, criados em parceria com a escritora Cidinha da Silva.

Sinopse 

O espetáculo discute temas relacionados à saúde das mulheres negras. Seis mulheres Sangomas habitam uma casa sagrada com laços ancestrais. Mulheres que romperam o silêncio compartilham suas histórias de vida e seus caminhos para chegar à cura.

 

Ficha Técnica:

Elenco: Adriana Paixão. Carol Rocha, Débora Marçal, Flávia Rosa, Priscila Preta Obaci, Rose de Oyá. Direção: Kleber Lourenço. Texto: Cidinha da Silva e Capulanas

 

SANGOMA

Curta Temporada: 11 a 20 de setembro de 2015

Sexta, sábado às 20h | Domingo às 19h

Horário: 20h | Duração: 90 minutos

Entrada Gratuita | 30 lugares | Ingressos distribuidos 1h antes

Goma Capulana – Teatro

Rua José Barros Magaldi 1121, Jd Ibirapuera – zona sul

+ sobre o tema

Quem é a estilista brasileira que criou 3 looks de “Wakanda” para a Marvel

Foi do reconhecimento do poder das mulheres negras pela...

Ressignificando a militância

Ressignificação é o método utilizado em neurolingüística para fazer com que...

para lembrar

São Paulo decide rescindir com Jean, acusado de agredir esposa

Denúncia foi feita por Milena em vídeo durante a...

Mandaram ficar ‘quietinha’, mas ela virou a deputada mais votada no ES

Aos 37 anos, depois de sofrer derrotas nas urnas...

Quem vestiu a Globeleza?

Enviado para o Portal Geledés Engana-se os que acham que...

Gays protestam por adolescente morto: ‘não foi suicídio’

Cerca de 500 pessoas caminharam pelas ruas do centro...
spot_imgspot_img

Naomi Campbell e as modelos negras que mudaram a indústria da moda

"Você quer ser modelo?", perguntou a caçadora de talentos Beth Boldt, ao se aproximar de um grupo de estudantes na região de Covent Garden, em...

Casos de feminicídio e estupro aumentam no Rio de Janeiro em 2024

Ser mulher no estado do Rio de Janeiro não é algo fácil. Um estudo que acaba de ser divulgado pelo Centro de Estudos de...

‘Só é sapatão porque não conheceu homem’: Justiça condena imobiliária em MG por ofensas de chefe à corretora de imóveis

A Justiça do Trabalho mineira condenou uma imobiliária da região de Pará de Minas, no Centro-Oeste do estado, a indenizar em R$ 7 mil, por...
-+=