Desemprego feminino cresce duas vezes mais que o masculino

Fonte: Bem Paraná –


Desde o agravamento da crise financeira mundial, com a quebra do banco Lehman Brothers em setembro de 2008, as mulheres perderam mais espaço no mercado de trabalho que os homens no Brasil. A conclusão é de estudo divulgado hoje (2) pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo o documento, a ocupação feminina caiu quase o dobro da registrada entre os homens: 3,1% contra 1,6%.

Os efeitos da recessão mundial sobre a economia brasileira também empurraram muitas mulheres para a inatividade. O estudo aponta que, de setembro a abril, a população economicamente ativa feminina caiu em capitais como Salvador (3%), Belo Horizonte (1,5%), Porto Alegre (2,3%) e São Paulo (1,9%), enquanto entre os homens não se verificou decréscimo em nenhuma dessas regiões.

A retração da participação feminina no mercado de trabalho, contudo, não foi observada nas atividades formais. O número de profissionais com carteira assinada até cresceu. O estudo mostra que no comércio, por exemplo, a mão de obra feminina ficou com 88,8% das 52.278 vagas criadas no período. Já no setor de serviços as mulheres ocuparam 78,29% dos 126.839 novos de postos de trabalho.

Os analistas do Ipea apontam que o aumento da participação das mulheres no mercado formal já era esperado. Com os desdobramentos da crise, os empregadores preferiram contratar mão de obra mais barata no período. “Como os salários de contratação das mulheres foram sempre inferiores aos dos homens, parece ter havido substituição de salários mais altos por mais baixos”, aponta o estudo.

O fenômeno foi observado também entre os trabalhadores de maior escolaridade, faixa em que as mulheres costumam receber o equivalente a 65% dos salários masculinos. O estudo aponta que o aumento da participação feminina é o indicativo de uma precarização do emprego no contexto de crise.

 

Matéria original: Desemprego feminino cresce duas vezes mais que o masculino

+ sobre o tema

Federação dos direitos humanos apresenta relatório de violações

Por Diulia A Federação Internacional de Direitos Humanos...

Pataxó: descobrindo o poder, por Egon Heck

Foram se ajeitando e se ajuntando aos poucos. Entre...

Leilão de escravos na Líbia causa indignação em toda a África

Jovens africanos na rota migratória para a Europa, vendidos em...

Câncer de pênis faz mais de mil homens amputar órgão por ano

Cerca de mil brasileiros são submetidos a amputação do...

para lembrar

Manifestantes denunciam ações da SIP e exigem democratização da comunicação

"Monopólio da mídia sufoca liberdade de expressão", afirmam movimentos...

Cotas raciais aceleram a inclusão. Mas empresas precisam fazer sua parte.

Por Jorge Abrahão,presidente do Instituto Ethos   STF...

Holocausto brasileiro: 60 mil morreram em manicômio de Minas Gerais

Livro conta história de hospício em Barbacena que arrecadou...

Indígena é vítima de emboscada e morre a tiros, diz delegado em MS

Indígena é vítima de emboscada e morre a tiros,...
spot_imgspot_img

Geledés participa da 54ª Assembleia Geral da OEA

Com o tema “Integração e Segurança para o Desenvolvimento Sustentável da Região”, aconteceu entre os dias 26 a 28 de junho, em Assunção, Paraguai,...

Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos abre inscrições para sua 46ª edição

As inscrições para a 46ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos estão abertas de 20 de junho a 20...

Dando luz à conscientização: gravidez na adolescência 

Entre sonhos e desafios, histórias reais se cruzam no país onde a cada hora nascem 44 bebês de mães adolescentes, aponta o Sistema de...
-+=