OEA diz que “não há ambiente adequado” para eleições em Honduras

Fonte: G1




Buenos Aires, 3 set (EFE).- As eleições presidenciais de Honduras foram “convocados em meio a um ambiente que não é o adequado para a realização de pleitos democráticos”, disse hoje, em Buenos Aires, o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza.

Insulza também disse concordar com “o papel” que os Estados Unidos passaram a desempenhar desde o golpe de Estado que, em junho, tirou do poder o então presidente hondurenho, Manuel Zelaya. Segundo o secretário-geral, o país tem feito “muita pressão e tomado uma série de medidas importantes”.

Ontem, em Washington, Zelaya disse que os países-membros da OEA não reconhecerão os resultados das eleições de 29 de novembro em Honduras.

Ainda segundo o chefe de Estado derrubado, a organização defende o endurecimento das medidas contra o Governo de fato de Roberto Micheletti, que assumiu a Presidência no lugar de Zelaya.

“As eleições têm um problema: foram convocadas em meio a um ambiente que não é o adequado para a realização de pleitos democráticos”, declarou Insulza a jornalistas, que o aguardavam na saída da cerimônia de abertura da 2ª Conferência das Supremas Cortes das Américas, em Buenos Aires.

“Em Honduras há um processo de involução, um retrocesso. Não estou prejulgando. No fim das contas, os Governos (dos 33 países-membros ativos da OEA) tomarão sua decisão”, acrescentou o chileno, que admitiu que a reação da organização diante de situações como a vivida em Honduras “é limitada”.

Depois de explicar que “Honduras está suspenso da OEA” e que “esta é a sanção que (a organização) pode aplicar”, Insulza disse que, “se os países decidirem não aprovar a eleição (do fim de novembro)”, as sanções ao país serão mantidas. EFE

 

Matéria original: OEA diz que “não há ambiente adequado” para eleições em Honduras

+ sobre o tema

Por que as empresas mineiras se comprometem pouco com equidade racial?

Em Minas Gerais, apenas duas empresas aderiram ao Pacto...

Mutuípe: Mulher pede para ser desligada do Bolsa Família após aposentadoria

Na última terça (13), dona Vanja Célia que reside...

Campanha divulga 16º Ranking da Baixaria na TV

Fonte: Câmara dos Deputados     Brasília(DF) - Nesta quarta-feira (26/8), a...

para lembrar

Marighella ganha homenagem no local onde foi assassinado pela ditadura

São Paulo – A Comissão da Verdade do...

Presidente da associação de magistrados diz que ‘juiz não pode ter regalia em blitz’

O presidente da Associação dos Magistrados do Estado do...

Governo Temer corta benefícios e punirá brasileiros que não ficarem três anos no Mais Médicos

O Diário Oficial da União (DOU) trará nesta sexta-feira (11/11) um...
spot_imgspot_img

Geledés participa da 54ª Assembleia Geral da OEA

Com o tema “Integração e Segurança para o Desenvolvimento Sustentável da Região”, aconteceu entre os dias 26 a 28 de junho, em Assunção, Paraguai,...

Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos abre inscrições para sua 46ª edição

As inscrições para a 46ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos estão abertas de 20 de junho a 20...

Dando luz à conscientização: gravidez na adolescência 

Entre sonhos e desafios, histórias reais se cruzam no país onde a cada hora nascem 44 bebês de mães adolescentes, aponta o Sistema de...
-+=