Mídia sul-africana critica proposta de colete à prova de balas para craques alemães

Fonte: DW-Word

Imprensa da África do Sul ridiculariMídia sul-africana critica proposta de colete à prova de balas para craques alemães za suposta sugestão de um funcionário de empresa de segurança alemã de que jogadores usem coletes blindados durante a próxima Copa do Mundo.

“Não atirem, somos alemães

brinca um jornal sul-africano”

A revista alemã Sport Bild publicou declarações do diretor de operações da empresa de segurança BaySecur, Günter Schnelle, nas quais ele supostamente afirma ser necessário reduzir ao mínimo as saídas dos jogadores da área do hotel em que estarão hospedados durante a Copa na África do Sul devido à falta de segurança no país.

“Caso contrário, teremos que lançar mão de todos os recursos, de guarda-costas armados a coletes à prova de balas”, teria dito Schnelle. A BaySecur é uma das empresas que concorrem para garantir a segurança da equipe alemã durante o próximo mundial de futebol. Ela já forneceu segurança, entre outras, para a seleção brasileira durante a Copa de 2006 na Alemanha, conforme lembra a Sport Bild.

Schnelle desmentiu a declaração, ao ser questionado por jornalistas sul-africanos. Entretanto, a mídia local não perdoou a deixa. “Por favor, não atirem, somos alemães”, foi a manchete sarcástica do diário econômico sul-africano Business Day.

O jornal de maior tiragem do país, The Star, afirmou que, caso o conselho seja levado ao pé da letra, os leitores devem esperar “um grupo de craques alemães passeando por Pretória vestindo coletes à prova de balas e cercados por guarda-costas armados, que os circundam como garçons em festivais de cerveja”. Schnelle, entretanto, garantiu ao periódico que a citação da revista alemã era inventada.

 

Zona de segurança máxima

 

Ainda segundo a revista, dirigentes da Federação Alemã de Futebol (DFB, na sigla em alemão) teriam se mostrado preocupados com as estatísticas de violência na África do Sul e planejariam tornar a concentração da seleção do país em uma área de segurança máxima.

Neste final de semana, a DFB vai enviar uma delegação à África do Sul para inspecionar as condições de segurança no local e avaliar a necessidade de contratar um efetivo adicional para proteger os craques dentro e fora do hotel cinco estrelas Velmore Grande, situado na província de Gauteng, a poucos quilômetros de Pretória.

“Poderemos empregar mais pessoas do que foi o caso até agora. Mas precisamos primeiro que os sul-africanos entreguem um plano prevendo o que nos oferecerão como de medidas de segurança”, afirmou o diretor para segurança da DFB, Helmut Spahn. “Só depois decidiremos se as medidas são suficientes ou se teremos que melhorá-las”, acrescentou.

Entretanto, ele ressalvou que a DFB só tomará decisões após a viagem de Spahn e depois que o assunto for discutido com representantes da Fifa e do comitê organizador da Copa.

Matéria original

+ sobre o tema

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo...

Na USP, professor deixa legado de R$ 25 milhões – e um recado às elites

Stelio Marras é professor e pesquisador do Instituto de Estudos...

Prefeitura de SP omite de Moraes caso de mulher que teve aborto negado por falta de profissionais

Ao menos uma mulher teve o procedimento de aborto legal negado...

Jovem é preso com centenas de símbolos neonazistas no centro de SP

A Polícia Civil de São Paulo apreendeu nesta quarta-feira (26) centenas...

para lembrar

Poderá Obama convencer o mundo?

Durante a campanha presidencial dos EUA, Barack Obama falou...

Não ‘basta de Paulo Freire’

No meio de tantas faixas que apareceram na manifestação...

Após proibição, federação de natação reavalia uso de touca para cabelo crespo

A Federação Internacional de Natação (Fina) decidiu reavaliar a...

Tucano pede que radicais deixem PSDB e é xingado de Petralha

Tucano Xico Graziano, que já foi deputado federal e...

Porte de maconha para uso pessoal: entenda como fica a proposta em análise no Congresso após a decisão do STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve concluir, nesta quarta-feira (26), o julgamento sobre o porte de maconha para consumo individual. Nesta terça, o plenário formou...

STF retoma julgamento sobre descriminalização de maconha

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira (25) o julgamento sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal. A sessão está...

Deputadas do PSOL entram na Justiça para suspender censura a livro sobre mulheres na ciência

As deputadas Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP) entraram com uma representação na Procuradoria de São Paulo contra a prefeitura de São José dos Campos pela censura ao livro "Meninas...
-+=