UNIÃO DOS PALMARES: Celebração à consciência negra terá ritual de lavagem em União

Fonte: Gazeta WEB –

Pela primeira vez a cerimônia será feita na Praça Basiliano Sarmento, no Centro da cidade

 

 

Em Alagoas, este mês de novembro é marcado por celebrações à Consciência Negra. A programação é extensa e envolve vários municípios. Em União dos Palmares, na sexta-feira (13), às 18h, a Casa Jorge de Lima e a Praça Basiliano Sarmento passarão pelo ritual da lavagem. A cerimônia na praça é inédita.

De acordo com as tradições africanas, a lavagem representa a purificação do local para receber pessoas com os fluidos positivos. O ritual será desenvolvido por integrantes de 18 casas religiosas de matrizes africanas e pelo Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb).

“Durante as comemorações pela Consciência Negra, a lavagem da Casa Jorge de Lima já é tradição no município. Toda a população participa. A grande novidade deste ano é a realização da cerimônia na Praça Basiliano Sarmento”, explica Elson Davi, cientista social e secretário municipal da cultura.

Também na casa do romancista e poeta Jorge de Lima, ficará exposto de quarta-feira (11) até 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, a mostra fotográfica União dos Palmares Ontem e Hoje. As fotos são de Elson Davi e revelam o processo histórico da cidade.

Toda a programação do mês da consciência negra é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com demais órgãos do governo, prefeitura municipal de União dos Palmares e Fundação Cultural Palmares.

Destaques – Ainda na programação de União, destaque para a vinda de treze referências nacionais quando o assunto é religião e tradição africana. Entre os nomes estão Mãe Beata de Iemanja e Ekedi Lucia Xavier, ambas do Rio de Janeiro; Ekedi Vera Baroni, de Pernambuco, e Mãe Lucia de Oxum, da Paraíba. As religiosas vêm para Alagoas, no dia 20, realizar o cortejo de abertura de visitação do Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

Haverá shows ainda com as atrações musicais Adão Negro (19) e Tribo de Jah (20). As bandas nacionais se apresentarão em União dos Palmares, a partir da meia-noite, na Praça Basiliano Sarmento. É de graça.

Matéria original

 

+ sobre o tema

Filha de Nelson Mandela visita hotel da seleção em Joanesburgo

Zenani vai à concentração da equipe brasileira para retribuir...

Abolição no Brasil: Uma alegoria do descaso

Abolição no Brasil Prof. André Araújo Durante muito tempo a historia...

para lembrar

Filme ‘perdido’ de Bob Marley chega ao cinema

Filme 'perdido' de Bob Marley chega ao cinema. Depois de...

Onde estão os heróis negros na História do Brasil?

A resistência de Palmares nos remete a inúmeras reflexões....

Laylah Arruda tá na linha de frente

O acaso talvez seja um dos grandes professores, mestres...
spot_imgspot_img

O apagamento da militância negra durante a ditadura militar no Paraná

A ditadura militar no Brasil, instaurada há exatos 60 anos, reprimiu e silenciou a luta dos movimentos raciais. Documentos encontrados pelo UOL junto ao...

Gilberto Gil anuncia aposentadoria dos palcos após série de shows em 2025

Gilberto Gil vai se aposentar dos palcos no ano que vem, confirmou sua assessoria de imprensa neste sábado (29). Aos 82 anos, o cantor e...

Livro semeia em português cosmovisão bantu-kongo reunida por Bunseki Fu-Kiau

O primeiro objetivo do pesquisador congolês Kimbwandende Kia Bunseki Fu-Kiau ao terminar "O Livro Africano sem Título", em 1980, e que finalmente é publicado em português...
-+=