Entidade santista lança Disque Racismo


Santos – A população negra da Baixada Santista tem, desde esta sexta-feira (19/03), mais um instrumento de luta e de superação da discriminação racial: o Disque Racismo inaugurado pela Associação Cultural dos Afrodescendentes da Baixada Santista (Afrosan).

Disque Racismo, que atenderá pela linha (13) 3326-2269, dará orientação às vítimas de discriminação de como proceder e nasceu inspirado no caso de Edna Alves do Carmo, a dona de casa de Cubatão, vítima de humilhações no caixa da loja do Supermercados Extra, da Avenida Ana Costa, em novembro passado, denunciado por Afropress.

Orientação

Segundo o presidente da Afrosan, José Ricardo dos Santos, a partir de agora as pessoas que se sentirem agredidas ou alvo de constrangimentos e humilhações podem ligar e terão todo apoio necessário para fazer valer seus direitos de cidadãos.

As ligações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Aos finais de semana e nos horários fora de expediente, o atendimento ocorrerá via Internet pelo e-mail [email protected].

Na entrevista coletiva para anunciar o serviço, estiveram presentes a dona de casa Edna Alves do Carmo e o seu filho L.A.C, de 7 anos, acompanhada do seu advogado, Dojival Vieira, o defensor público Rafael Braga Vinhas, coordenador Regional de Santos, e a diretora Técnica de Divisão da Defensoria Pública do Estado de S. Paulo, Edinéia Gonsalves Catalan.

 

 

Fonte: Afropress

+ sobre o tema

José Maurício Nunes Garcia Júnior: presença negra na medicina do RJ imperial

Conheça a história do negro formado médico em 1831...

Brasil atrasa 12 anos e lista ações antirracismo à ONU sem gestão Bolsonaro

Com um atraso de doze anos, o Brasil submeteu...

O Que é Raça?

A origem da palavra raça é obscura. A gradual e...

Projeto sobre cotas em concursos públicos abre debate na Câmara e na Justiça

Tema pode trancar pauta do plenário. No CNJ, conselheiros...

para lembrar

Eliminar a violência na raiz de suas causas!

A escalada da violência em São Paulo não é...

Darwinismo social, racismo e dominação – Uma visão geral

Os negros têm pele escura porque sua região de...
spot_imgspot_img

OAB suspende registro de advogada presa por injúria racial em aeroporto

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) suspendeu, nesta terça-feira (25), o registro da advogada Luana Otoni de Paula. Ela foi presa por injúria racial e...

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....
-+=