Obama diz que G8 e G20 devem continuar com as reformas financeiras

Os países do G8 (grupo formado pelos sete países mais ricos do mundo e a Rússia) e do G20 (dos países desenvolvidos e emergentes) devem procurar continuar com as reformas financeiras e relançar o crescimento econômico, afirmou nesta sexta-feira o presidente Barack Obama. As nações se reúnem neste fim de semana em Toronto, no Canadá.

“Neste fim de semana espero que possam construir o progresso coordenando nossos esforços para promover o crescimento econômico, buscar a reforma financeira e fortalecer a economia global”, afirmou.

“Necessitamos realizar de forma concertada por uma simples razão: esta crise provou e os fatos continuam demonstrando que nossas economias nacionais estão inextricavelmente ligadas”, acrescentou.

“E assim como os problemas econômicos em um lugar podem refletir em outro, as salvaguardas em cada uma de nossas nações podem ajudar a proteger a todos os países”, concluiu o presidente.

G20

Juntos, os países membros do G20 representam cerca de 90% do produto nacional bruto mundial, 80% do comércio internacional e cerca de dois terços da população do planeta. O grupo foi criado em 1999, na busca de respostas articuladas para a crise do final dos anos 90, que começou na Ásia e acabou atingindo o mundo todo.

Participam das cúpulas do grupo ministros da Economia e presidentes de bancos centrais de 19 países: os oito países do G8 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália, Japão e Rússia) mais África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, China, Coréia do Sul, Índia, Indonésia, México e Turquia. A União Européia também integra o grupo, representada pela presidência rotativa do Conselho Europeu e pelo Banco Central Europeu.

Fonte: Folha.com

+ sobre o tema

Operação resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério...

A saga de uma Nobel de Economia pelo ‘Pix do desastre climático’

Mesmo com seu Nobel de Economia conquistado em 2019,...

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo...

para lembrar

Câmeras registram imagens dos assassinos do coordenador do Afroreggae

Fonte: Folha OnLine- Gravações captadas por câmeras de segurança de...

Comissão de Direitos Humanos da OEA visita aldeias de MS nesta 4ª

O grupo está no Brasil desde ontem e seguirá...

Enfrentando o racismo a partir da base: mobilização para defesa de direitos

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua...

Serviços de inteligência monitoravam movimentos negros

Movimentos sociais e artísticos, como o Black Rio e...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho para campanhas cada vez mais explícitas em seu tom xenófobo. Nesta semana, um dos grupos...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal. Essa tensão não decorre, no entanto, apenas do ressentimento de...

Na USP, professor deixa legado de R$ 25 milhões – e um recado às elites

Stelio Marras é professor e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e construiu toda sua carreira acadêmica na Universidade de São Paulo (USP), da graduação...
-+=