Dissidente cubano interrompe greve de fome depois de 135 dias

Fariñas iniciou protesto em fevereiro, um dia após morte de outro dissidente.

Decisão foi tomada após anúncio de que 52 presos políticos serão soltos.

 

O dissidente cubano Guillermo Fariñas desistiu nesta quinta-feira (8) da greve de fome que iniciou há 135 dias para pedir a libertação de presos políticos enfermos, depois do anúncio da Igreja Católica de Cuba da libertação de 52 presos políticos, informou à AFP uma líder da dissidência ao regime cubano.

“Fariñas desistiu da greve de fome e sede neste momento”, declarou a dissidente Gisela Delgado, após visitá-lo em um hospital em Santa Clara, onde estava internado na UTI. O marido de Gisela, Héctor Palacios, também está internado no local.

Guillermo Fariña está na UTI desde 11 de março, quando sofreu um choque hipoglicêmico. Ele anunciou seu protesto em 24 de fevereiro, um dia depois da morte do também dissidente Orlando Zapata, após 85 dias de greve de fome.

Garantia

Na quarta-feira (7), o jornalista e psicólogo havia dito que só encerraria sua greve de fome quando pelo menos 12 dos 52 presos políticos que, segundo a Igreja, o governo de Raúl Castro aceitou soltar “estivessem na rua”.

“Sempre disse que, até que soltem os 12 e a Igreja Católica me informe oficialmente, não vou deixar a greve”, disse em conversa telefônica com militantes do grupo Damas de Branco.

“Estou cético”, disse, em conversa ouvida pelos jornalistas. “Até que nossos irmãos estejam na rua, não confiamos nas autoridades.”

+ sobre o tema

Idris Elba é um dos favoritos para ser o próximo James Bond

O ainda sem nome 25º quinto filme da franquia...

Não É Pela Moral, É Pela Política E Com A Esquerda Preta!

Professores, pesquisadores e militantes do movimento negro se reuniram...

Benedicto Lopes, negro, brasileiro, piloto de carro

Fonte: nobresdogrid.com.br O Documento Especial deste mês refere-se...

para lembrar

Estrela do Carnaval, ex-passista Maria Lata D’Água morre aos 90 anos em Cachoeira Paulista, SP

A ex-passista Maria Mercedes Chaves Roy – a ‘Maria...

Achados arqueológicos do Cais do Valongo estão abandonados em terreno no Porto

Considerado um dos mais ricos e completos acervos sobre...

Diplomata venezuelano acredita num processo ‘em paz e transparente’

Luanda – O embaixador da Venezuela em Angola,...
spot_imgspot_img

Longa capixaba “Presença”, com roteiro e direção de Erly Vieira Jr., será lançado nos cinemas no próximo dia 1° de agosto

“Presença”, estreia na direção de um longa metragem, de Erly Vieira Jr, que também assina o roteiro, foi selecionado para a Mostra competitiva do...

Festival de cultura afro abre inscrições gratuitas para vivências artísticas no Recife

O Ibura, terceiro maior bairro localizado na Zona Sul do Recife, onde estão concentrados mais de 70% da população autodeclarada negra ou parda, abre...

O apagamento da militância negra durante a ditadura militar no Paraná

A ditadura militar no Brasil, instaurada há exatos 60 anos, reprimiu e silenciou a luta dos movimentos raciais. Documentos encontrados pelo UOL junto ao...
-+=