Após pesquisa, Fifa afirma que Copa 2010 foi “um sucesso”

Uma pesquisa realizada pela Fifa sobre a Copa do Mundo da África do Sul conclui que o torneio foi “um sucesso”, já que os cidadãos sul-africanos acreditam que fomentou a união nacional e a auto-estima do país, e os estrangeiros elogiaram os preparativos, as instalações e o ambiente.

A entidade que gerencia o futebol mundial revelou nesta quinta-feira os dados de um estudo que iniciou em dezembro de 2008 entre mil residentes sul-africanos de diferentes locais, com cotas de origem étnica, idade e sexo, e que encerrou após o fim da Copa, para comparar a evolução da opinião pública sobre o torneio.

A pesquisa inclui também a opinião de 1.480 estrangeiros escolhidos aleatoriamente, que foram ouvidos no início e ao final do campeonato.

Entre os sul-africanos, as respostas finais foram melhores que as oferecidas inicialmente, já que, em 2008, 75% consideravam que a Copa ia servir para unir os sul-africanos, enquanto 91% disseram que o país estava mais unido ao final do torneio.

Nove em cada dez sul-africanos acreditam que, após o torneio, seu país tem um sentimento mais forte de auto-estima, enquanto 87% disseram estar mais seguros que nunca da capacidade do país.

Antes do início do Mundial, 66% dos sul-africanos afirmaram que a violência seria um problema para os visitantes, número que reduziu bastante após o fim da Copa, chegando a 27%, enquanto 91% dos moradores afirmaram que sentem orgulho por seu país ter mostrado que os que tinham dúvidas estavam equivocados.

Segundo a pesquisa, 99% dos torcedores estrangeiros que viajaram à África do Sul fizeram uma boa avaliação dos estádios; 98% elogiaram e 84% melhoraram suas opiniões sobre os anfitriões após a Copa.

Quase três quartos dos entrevistados visitaram a África do Sul pela primeira vez, e permaneceram uma média de 12 dias no país, onde também realizaram outras atividades turísticas. Mais de 83% dos estrangeiros ouvidos expressaram seu desejo de voltar à África do Sul, enquanto 94% recomendariam a familiares e amigos uma visita ao país.

Os dados confirmam a previsão feita entre os nativos, já que 93% deles afirmaram antes do torneio que o setor turístico sul-africano ia ser o grande beneficiado pela Copa.

“Estes resultados destacam o que já imaginávamos: que a organização da Copa do Mundo na África do Sul foi um sucesso. Fico feliz em ver como nossa confiança se reflete na opinião pública, como indicam as pesquisas”, disse o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Lázaro Ramos diz que amor, família e amigos são a receita para tudo na vida

Atualmente, Lázaro Ramos é considerado um dos maiores atores...

Lançamento do livro Ajeum – o sabor das Deusas

O Coletivo Mulheres de Ori e o Ilê Asé...

Obras completas de Luiz Gama são lançadas na Faculdade de Direito

Nesta sexta-feira, dia 1º, às 17h30, a Faculdade de...

para lembrar

Tadeu Kaçula, Thalma de Freitas e Fernando Alabê participam de ciclo de palestras gratuito

 Composto por um intenso ciclo de palestras e bate-papos...

João Cândido: Ex-marinheiro morreu pobre aos 89 anos

Em 22 de novembro de 1910, inconformados com os...

Harry Belafonte morre, aos 96 anos, nos Estados Unidos

Morreu nos Estados Unidos, aos 96 anos o cantor,...
spot_imgspot_img

Festival Latinidades chega à 17ª edição e convoca público para aclamar o trabalho de mulheres negras

Além da sua cidade natal, Brasília, evento volta a acontecer em Salvador e São Paulo, e apresenta uma programação especial no Quilombo Mesquita, localizado...

O apagamento da militância negra durante a ditadura militar no Paraná

A ditadura militar no Brasil, instaurada há exatos 60 anos, reprimiu e silenciou a luta dos movimentos raciais. Documentos encontrados pelo UOL junto ao...

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...
-+=