Imprensa Negra: A Trajetória Visivel

Os Cadernos do CEAP fazem parte do projeto Camélia da Liberdade e servem de apoio  os professores, aos alunos da rede pública e privada do ensino básico, além de apoiar  universitários, movimentos sociais, grupos do movimento negro, e a todos aqueles que têm compromisso com a construção de uma sociedade que prime pelo respeito à  diversidade, que reconheçam os valores e as contribuições dos afrodescendentes na vida social do país.

Em 2009, a coleção é composta de s eis volumes , dentre o s quais es te, intitulado Imprensa negra: a trajetória visível do jornalista Jorge Roberto de Freitas , que na  década de 1970, junto com um grupo de jornalistas e militantes do movimento negro de Porto Alegre criou a revista Tição. Neste projeto, reúnem-se uma pesquisa de publicações históricas e outra pesquisa, direcionada a profissionais de imprensa e ativistas do movimento negro. A existência da imprensa negra na sociedade brasileira data de 1892, sempre produzida e voltada para atender o universo “invisível” da comunidade afro-brasileira.

Além do conteúdo específico do tema, nas páginas finais de cada volume, os Cadernos do CEAP contêm um roteiro para trabalhos pedagógicos que permite aos professores algumas alternativas de exploração do material em sala de aula.

Este é mais um instrumento para implementar a Lei nº 10.639, nas escolas da rede pública e privada de ensino, dando um novo impulso nas discussões da questão étnico–racial no processo de educação.

A escola é um dos espaços privilegiados de formação do indivíduo para viver em sociedade como verdadeiro cidadão. A cidadania para os afrodescendentes passa necessariamente pela compreensão, respeito e valorização da história, de sua identidade, com os seus valores socioculturais e religiosos.

Narrar a história da imprensa negra é também informar à sociedade brasileira do desafio educativo que possibilita aos professores e educadores o acesso a nossa história e a nossa cultura com mais esta edição.

Ivanir dos Santos, Secretário Executivo do CEAP

{rsfiles path=”Miolo_jorge_completo_ficha.pdf” template=”default”}

+ sobre o tema

Os filhos da mídia foram protestar na Paulista

Paulo Nogueira Os filhos da mídia foram neste sábado para...

Com dois movimentos, novo Governo redireciona política de direitos reprodutivos

A retirada do Brasil da Declaração do Consenso de...

Este cartaz é HIV positivo: veja a reação das pessoas em vídeo

Campanha de uma ONG contra discriminação de soropositivos faz...

Manifestantes denunciam ações da SIP e exigem democratização da comunicação

"Monopólio da mídia sufoca liberdade de expressão", afirmam movimentos...

para lembrar

Lula recebe Prêmio de Direitos Humanos George Meany-Lane Kirkland 2019

Honraria é oferecida pelas centrais sindicais dos Estados Unidos...

Geledés propõe na ONU mudanças complementares no texto da Declaração de Durban

Geledés – Instituto da Mulher Negra é a única organização da sociedade...

Anistia Internacional leva campanha ‘Jovem Negro Vivo’ ao Alemão

“A gente precisa como sociedade dizer um basta a...

Procuradora envia ao STF parecer a favor de aborto de anencéfalo

A procuradora-geral interina da República, Deborah Duprat, enviou ontem...
spot_imgspot_img

Geledés participa da 54ª Assembleia Geral da OEA

Com o tema “Integração e Segurança para o Desenvolvimento Sustentável da Região”, aconteceu entre os dias 26 a 28 de junho, em Assunção, Paraguai,...

Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos abre inscrições para sua 46ª edição

As inscrições para a 46ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos estão abertas de 20 de junho a 20...

Dando luz à conscientização: gravidez na adolescência 

Entre sonhos e desafios, histórias reais se cruzam no país onde a cada hora nascem 44 bebês de mães adolescentes, aponta o Sistema de...
-+=