Pré-candidato à presidência reforça discurso imperialista dos EUA

“Deus não criou este país para que fosse uma nação de seguidores. Os Estados Unidos não estão destinados a ser um dos vários poderes globais em equilíbrio”, afirmou hoje (7) Mitt Rommey, pré-candidato republicano à eleição presidencial de 2012 nos Estados Unidos. Para ele, Deus criou os EUA para que o país lidere o mundo. Mitt Rommey também acusou o presidente Barack Obama de enfraquecer voluntariamente o país.

O pré-candidato republicano pronunciou esse discurso no aniversário de dez anos do início da intervenção americana no Afeganistão, aproveitando seu bom momento, em que as pesquisas o colocam em primeiro lugar nas intenções de voto entre os pré-candidatos republicanos, em forte disputa com Obama para a eleição de novembro de 2012.

“Os Estados Unidos devem conduzir o mundo ou outros o farão”, acrescentou, afirmando que o planeta seria mais perigoso caso Washington não exercesse um papel de liderança. Romney estava rodeado por cadetes do Citadel, um colégio militar da Carolina do Sul.

“Deixem-me ser claro: como presidente dos Estados Unidos, eu me dedicarei a um século americano”, afirmou. Em outra pérola de seu discurso, Mitt disparou contra Obama: “Nunca, jamais, pedirei perdão em nome dos Estados Unidos”.

Os republicanos classificam os esforços de Obama para melhorar a imagem dos Estados Unidos fora do país como um “tour de desculpas” e acusam seu governo de enfraquecer o papel do país.

Tal como o ex-presidente George W. Bush, que dizia consultar-se com Deus antes de perpetrar guerras, o discurso de Mitt está impregnado de arrogância imperial e fundamentalismo religioso, o que desmascara o argumento estadunidense sobre governos como o do próprio Afeganistão . Alinha-se com a concepção da supremacia estadunidense, a mais concentrada manifestação do hegemonismo, do belicismo e do neofacismo norte-americano.

Fonte: Vermelho

+ sobre o tema

AGU e Ministério da Igualdade Racial realizam aula inaugural do programa Esperança Garcia

A Advocacia-Geral da União (AGU), em parceria com o...

Operação resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério...

A saga de uma Nobel de Economia pelo ‘Pix do desastre climático’

Mesmo com seu Nobel de Economia conquistado em 2019,...

para lembrar

No rádio, Dilma cita “campanha suja”; Serra faz ataque

A propaganda eleitoral gratuita dos candidatos que disputam...

Aprovada pela CCJ regulamentação da profissão de educador social

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou...

Ativismo digital indígena: passo adiante ou cilada?

Cresceu muito, entre os povos tradicionais, o uso da...

A contemporaneidade no pensamento de Boaventura de Sousa Santos

por Carlos Martins Boaventura de Sousa Santos é...

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo impacto na política externa da França --a segunda maior economia da Europa-- com repercussão na...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho para campanhas cada vez mais explícitas em seu tom xenófobo. Nesta semana, um dos grupos...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal. Essa tensão não decorre, no entanto, apenas do ressentimento de...
-+=