Exposição ‘Mulheres Africanas’ retrata a diversidade do continente africano

Mostra do artista Celso Bayo abre visitação a partir do dia 20/01, no Instituto ACM de Ação, Cidadania e Memória, no Pelourinho

A cidade mais negra fora do continente africano terá mais uma oportunidade de contemplar e conhecer um pouco mais da cultura e da diversidade do povo africano. A partir do próximo dia 20/01, a capital baiana recebe a exposição fotográfica “Mulheres Africanas”, do artista brasileiro Celso Bayo.

A exposição tem entrada franca e acontece entre os dias 20/01 e 20/02, na sede do Instituto ACM de Ação, Cidadania e Memória (IACM), no Pelourinho. Depois de passar por cidades como San Francisco (Estados Unidos), São Paulo, São João Del Rei, Paraty, Mauá, Caxias do Sul, Santo André e Ribeirão Preto, a mostra chega a Salvador trazendo 20 fotografias que revelam e comprovam a relação umbilical entre Bahia e África.

A mostra – “Mulheres Africanas” é um projeto onde o fotógrafo brasileiro Celso Bayo busca retratar a beleza e a importância da figura feminina, valorizando a sua interação com o cotidiano e seus costumes que se encontram na grande diversidade da cultura Africana.

Para produzir as fotos, Bayo viajou durante quatro meses por várias regiões da Tanzânia, do oeste de Uganda até a fronteira com Rwanda e Congo, o interior e a costa do Quênia até a fronteira com a Somália e na Etiópia.

Neste período, o fotógrafo conviveu de perto com as dificuldades que a população africana enfrenta e, também, com a beleza que a natureza e o povo da África apresentam.

As fotos “Maria Bonita” e “Carregando a Força” foram nominadas no Annual Photography Masters Cup, uma das mais conceituadas publicações do gênero. A primeira na categoria People, e a segunda, em fotojornalismo. O International Color Awards, que premia as melhores imagens de quase 100 países com a mais alta realização em cores fotográficas do mundo, tem como júri profissionais da Kidak, National Geographic, FOX, Vogue (UK) o Musee de E’Lysee, Colors Magazine, entre outros.

Exposição “Mulheres Africanas”

Instituto ACM de Ação, Cidadania e Memória – Rua Saldanha da Gama, 2, Terreiro de Jesus, Pelourinho

De 20/01 a 20/02 – das 9h às 17h (segunda a sexta-feira) e 9h às 12h (sábado)

Entrada franca

 

 Celso Bayo1Celso Bayo3celso bayo2Celso Bayo4Celso Bayo5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: iBahia

+ sobre o tema

UPPs: Contra a pedagogia da dominação

Fiel do Santa Marta lança CD com referências que...

Denzel Washington ajudou a pagar os estudos de Chadwick Boseman

Ator nem sabia que ajudaria o futuro astro de...

A consciência negra de Carlos Assumpção: um legado de vida

"As fronteiras do 20 de novembro deve se estender...

Racismo contra os negros aumenta entre os líbios

Imigrantes subsaarianos são vistos como apoiadores de Kadafi, que...

para lembrar

Primeira edição da Ocupação Afro Futurista movimenta a Lapa

A performance cosplay de heróis negros nos corredores e...

Desigualdade como legado da escravidão no Brasil

Impactos de séculos de utilização da mão de obra...

Máxima Lucy

Origem: Stanford.edu   Máxima "Lucy" Thomas: Directora del Museo...

Eventos celebram o dia 20 de Novembro em SP

Shows gratuitos no feriado da Consciência Negra no Guia da...
spot_imgspot_img

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...

O apagamento da militância negra durante a ditadura militar no Paraná

A ditadura militar no Brasil, instaurada há exatos 60 anos, reprimiu e silenciou a luta dos movimentos raciais. Documentos encontrados pelo UOL junto ao...

Festival de cultura afro abre inscrições gratuitas para vivências artísticas no Recife

O Ibura, terceiro maior bairro localizado na Zona Sul do Recife, onde estão concentrados mais de 70% da população autodeclarada negra ou parda, abre...
-+=