Carta da Diretoria de Mulheres da UNE à ministra Eleonora Menicucci

Através do fortalecimento da Secretaria de Políticas para as Mulheres e o permanente diálogo entre o ministério e o conjunto do movimento social, foi possível avançar em ações que aprofundaram mudanças necessárias para a vida das mulheres. A construção de políticas voltadas a promover a autonomia econômica e social, o combate à violência e o empoderamento das mulheres são centrais para que possamos ter um país sem pobreza e com equidade de gênero.

Enviado por Jurema Werneck

Saudamos a agora ex-ministra Iriny Lopes por todo seu empenho e comprometimento com a luta das mulheres durante a gestão na pasta. Dentre eles é importante destacar a realização vitoriosa da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, a atualização e fortalecimento do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e o enfrentamento à mídia sexista que violenta e expõe as mulheres como mercadoria. Desejamos sucesso e vitórias em suas novas tarefas.

A UNE saúda com muito apreço a Ministra Eleonora Menicucci, esta que foi militante do movimento estudantil – onde ocupou a vice-presidência da UEE MG e diretoria da UNE. É muito salutar termos uma ministra que carrega em sua história um legado de lutas e compromissos com a democracia no país e os direitos das mulheres. Acreditamos que à frente da SPM seja possível construir políticas que as mulheres brasileiras precisam e enfrentar setores conservadores, machistas e patriarcal, que impõe controle sobre o corpo e a vida das mulheres. Salientamos a necessidade de políticas e ações efetivas voltadas para o enfrentamento à mortalidade materna, que tem em suas estatísticas números alarmantes de mulheres jovens, negras, das periferias e do campo que morrem todos os dias em nosso país.

A UNE reafirma sua identidade feminista e se coloca à disposição para contribuir no avanço de debates centrais, como a legalização do aborto e garantias dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, e faz pressão para que o quanto antes tenhamos à disposição as creches e bens públicos que desonerem as mulheres do trabalho reprodutivo e gratuito.

Saudamos toda equipe da SPM na figura da ministra Eleonora e desejamos muito sucesso e vitórias nas batalhas que temos pela frente.

Brasília, 10 de fevereiro de 2012.

Diretoria de Mulheres da União Nacional dos e das Estudantes

+ sobre o tema

2ª edição do Cine Resista! exibe documentário sobre Feminismo Negro

No próximo sábado, 15 de julho, às 18h, acontece...

Desafios do Feminismo diante da questão de raça

Há pouco tempo atrás um debate acirrado aqueceu as...

Maria Firmina dos Reis – Google celebra 194º aniversário com Doodle

Nesta sexta-feira (11), o Google está exibindo um Doodle...

Teoria que não se diz teoria

A separação entre teoria e prática é um histórico...

para lembrar

Mulheres negras conduzem debate para superação do racismo e sexismo no poder público

Feministas negras especializadas em política, saúde, relações sociais e...

O pé na cozinha que não está na TV – por Bia Cardoso

Tenho assistido muitos programas de culinária ultimamente. E, um...

Na origem de um feminismo negro

Nova obra destaca, entre sonho e história, figura mítica...

Benedita da Silva celebra Anielle Franco no Ministério de Igualdade Racial: “mulher potente”

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) comemorou nesta quarta-feira...
spot_imgspot_img

Machismo contribui para a remuneração das mulheres ser inferior à dos homens

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mulheres têm remuneração, em média, 17% menor que a dos homens e, até mesmo...

Aos 82, Benedita da Silva lembra trajetória de luta pelas minorias: “Ainda falta muito”

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou que o cenário das minorias já melhorou bastante no Brasil, mas ainda há muito a ser...

Mulheres são assassinadas mesmo com medidas protetivas; polícia prendeu 96 por descumprimento

Casos recentes de mulheres mortas após conseguirem medidas protetivas contra ex-companheiros mostram que o assunto ainda é um desafio no combate à violência contra...
-+=