Aldo Rebelo e Luiza Bairros discutem igualdade racial em megaeventos esportivos

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, recebeu na tarde desta terça-feira (11.09), em Brasília, a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Helena de Bairros. Durante o encontro, os dois discutiram formas de incluir a agenda da Seppir no processo de preparação do país para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, em 2014 e 2016.

“Destacamos a demanda da criação de oportunidades para empreendedores negros e negras e também da criação de observatórios da discriminação, uma ideia que surgiu na Bahia e que pretendemos espalhar por todas as cidades-sede da Copa 2014”, resumiu Luiza Bairros.

O observatório é uma experiência bem-sucedida realizada durante os dias do carnaval de Salvador. A ação é executada por um conjunto de organizações e instituições da sociedade civil que cria a possibilidade de as pessoas que se sintam discriminadas, em qualquer tipo de aspecto, terem um lugar para recorrer e registrar a discriminação.

“Paralelamente a isso, no caso específico da Copa, o observatório também pode prever a realização de festas populares, de maneira que possamos, em todos esses lugares, aproveitar a inclusão efetiva de artistas e grupos culturais populares”, acrescentou Luiza.

O ministro Aldo Rebelo propôs a criação de um grupo de trabalho, entre as duas pastas, para levantar propostas para incluir na pauta nacional. “Vamos procurar os caminhos para apoiar essas iniciativas durante este momento especial que o país está vivendo”, disse.

Breno Barros
Foto: Ivo Lima
FONTE: Ministério do Esporte

+ sobre o tema

Assassinato de rapper anti-racismo choca Grécia

O rapper Pavlos Fissas, conhecido pelos seus versos...

A política de cotas

Míriam Leitão Em vez de discutir cota, é melhor investir...

A memória da escravatura é “dolorosa de se ver” e não cabe numa vitrine

Exposição do museu de Arqueologia associa-se a um projecto...

Assaltante, capanga: personagens de Babu mostram racismo na TV e no cinema

Assaltante, bêbado, arrombador, capanga. Esses são alguns dos personagens...

para lembrar

“Cabelos de bucha”: Miss sofre ataques racistas na internet

Ediane Caetano, Miss Beleza Negra 2016, publicou imagens de...

Para Chico César, preconceito vem de quem perdeu privilégios

Bruno Garcez Manifestações de preconceito como as expressas em redes...

Grécia: Protesto Anti-Racista em Imagens

Este artigo faz parte da nossa cobertura especial Europa...

La Eurocámara pide una estratégia global contra el racismo y la xenofobia

La Eurocámara pidió hoy a la Comisión Europea...
spot_imgspot_img

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....

Por que o racismo é uma crise de saúde

Quando Layal Liverpool era adolescente, na Holanda, ela começou a observar pequenas manchas sem pigmento no rosto e nos braços. O médico receitou antibióticos e...
-+=