Morto há 43 anos, Jimi Hendrix volta ao topo da parada americana com seu 12º título póstumo

– Por Tárik de Souza

Mesmo disputado por hordas de novatos virtuosos, iconoclastas ou meramente pretensiosos, o reino da guitarra permanece ocupado pelo mesmo monarca, morto há 43 anos. E o americano de uma Seattle pré-grunge, James Marshall Hendrix, o Jimi Hendrix (1942-1970), não se mantém no trono por acaso.

Além do incontestável talento como guitarrista, cantor, compositor e performer, lançado ao sucesso massivo em plena era Woodstock, era obcecado por seu trabalho. Ensaiava compulsivamente, enfurnava-se no estúdio, pesquisava sonoridades com sua guitarra, pedaleira e caixas de som. Na contramão de mimadas estrelas pop a soldo de gravadoras, ele pagava pelos registros e era dono das matrizes.

Por isso, apesar de ter lançado apenas quatro discos em vida, Are You Experienced?Axis: Bold as Love (ambos de 1967), Electric Ladyland (1968) e Band of Gypsys (1970), o atual People, Hell and Angels, catapultado ao segundo lugar da parada americana, é seu 12º título póstumo, coproduzido por sua irmã, Janie L. Hendrix, responsável pelo acervo.

O álbum traz 12 inéditas registradas entre 1968 e 1970, após sua associação com o trio Experience, embora o baterista do grupo, Mitch Mitchell, participe de algumas sessões comoInside Out, em que Hendrix ainda atua como baixista.

O guitarrista Stephen Stills, do  Crosby, Stills, Nash & Young, foi convocado para o baixo na balada blues crivada de breques Somewhere. Billy Cox e Buddy Miles, da Band of Gypsys, alicerçam desempenhos devastadores de Hendrix, como em Hear My Train a Comin’.

A guitarra rítmica de Larry Lee pontua tanto o lamento Izabella quanto o encorpado Easy Blues. Embora as gravações soem desiguais,  têm um alinhavo comum. O traço requintado desse arquiteto que não se recusava a pôr as mãos na massa.

Audio

Fonte: Carta Capital

+ sobre o tema

para lembrar

Tina Turner renuncia à cidadania americana

A lendária cantora de música soul Tina Turner renunciou...

Sancionada criação do Dia Nacional de Zumbi

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira (10) a...

Ruth de Souza – A nossa estrela maior

Rio de janeiro, 8 de maio de 1945. No...

Aniversário, por Adriana Graciano

por Adriana Graciano V amos hoje rever nosso pacto de amor...
spot_imgspot_img

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...

Festival de cultura afro abre inscrições gratuitas para vivências artísticas no Recife

O Ibura, terceiro maior bairro localizado na Zona Sul do Recife, onde estão concentrados mais de 70% da população autodeclarada negra ou parda, abre...

Longa capixaba “Presença”, com roteiro e direção de Erly Vieira Jr., será lançado nos cinemas no próximo dia 1° de agosto

“Presença”, estreia na direção de um longa metragem, de Erly Vieira Jr, que também assina o roteiro, foi selecionado para a Mostra competitiva do...
-+=