Prêmio valoriza abordagem da mulher negra pela imprensa

Especialistas alertam para invisibilidade do tema e indicam como o jornalismo pode contribuir para refletir a diversidade brasileira

Mostrar a mulher negra como protagonista de sua vida e de transformações na sociedade, representá-la com imagens positivas, além de trazer suas questões para a agenda pública são metas do 3º Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento. Voltado para jornalistas, segue com inscrições abertas até 31 de julho em sete categorias, entre as quais a Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros.

A médica Jurema Werneck (Imagem: Divulgação/Anistia Internacional Brasil)

Na avaliação da médica Jurema Werneck, diretora da ONG Criola e doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ, a mídia ainda trata a mulher negra “como não-sujeito” reforçando estereótipos. “Somos expostas como vítimas, perpetradoras de tragédias, ou como veículos [transmissores] da tragédia: mãe, esposa ou irmã de assassinos”, alerta ela, que já integrou a Comissão Julgadora do concurso em 2012.

Para a coordenadora do Prêmio Abdias e da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), Sandra Martins, romper esse cenário exige da imprensa brasileira reportagens bem apuradas, com dados estatísticos e pluralidade de fontes que promovam a reflexão sobre a situação das mulheres negras no país e suas questões. Segundo ela, mesmo quando reportagens são feitas em uma perspectiva positiva, estas mulheres ficam de fora.

“Quando o tema é o Dia da Mulher e a pauta mostra várias conquistas, a mulher negra brasileira, sua luta por direitos humanos e seu protagonismo são invisibilizados. Porém, quando o viés é o do serviço inadequado, ou o da vítima, ela é mostrada. Mas, desta vez,  preferencialmente com cabelos desalinhados e sinais de dificuldades financeiras, uma abordagem negativa”, avalia Sandra.

Para destacar a importância das mulheres negras brasileiras, a coordenadora da Cojira-Rio lembra a trajetória de Antonieta de Barros, jornalista que batiza a categoria especial de gênero do Prêmio. Em Santa Catarina, na década de 1920, Antonieta trabalhou na imprensa, fundou jornal e se tornou a primeira mulher negra deputada estadual no Brasil.

O Prêmio Jornalista Abdias Nascimento também recebe inscrições nas categorias: Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia alternativa ou comunitária. Acesse o regulamento.

www.premioabdiasnascimento.org.br

Informações: (21) 3906-2450

Fale conosco: [email protected]

Realização: Cojira-Rio/SJPMRJ
Patrocínio: Ford Foundation, Fundo Baobá e Oi
Parceria: Fenaj, Ipeafro, UNIC-Rio, Cultne e Sated
Apoio: W. K. Kellogg Foundation e Fundação Palmares

Facebook: www.facebook.com/premioabdias.nascimento

+ sobre o tema

Afrodescendentes latino-americanos pedem plano de apoio à UE

  Organizações de afrodescendentes latino-americanos pediram à União Europeia (UE)...

Karol Conka lança novo disco sobre negritude, empoderamento e sexualidade

Conhecida no cenário rap, Karol Conka resolveu explorar mais...

II edição da Festa Audácia acontece na sexta-feira santa

Liderada pela rapper Preta Rara, a festa reúne convidados...

Conheça influência africana na linguagem dos sinos em São João del-Rei

PESQUISA MOSTRA TOQUES E REPIQUES DE RITMOS AFRO-BRASILEIROS NA...

para lembrar

Fifa proíbe o São João em Salvador

A partir do mês de junho, quando...

Liniker: Conheça a banda de Araraquara que tem uma produção primorosa

O projeto da banda Liniker, mesmo nome do vocalista,...

Wyza: Um Bakongo

Wyza é um Bakongo, etnia formada pelos povos vindos...

Carolina de Jesus, Maria Tereza

      Por Allan da Rosa, Em 2008 fizemos um programa de...
spot_imgspot_img

Festival Latinidades chega à 17ª edição e convoca público para aclamar o trabalho de mulheres negras

Além da sua cidade natal, Brasília, evento volta a acontecer em Salvador e São Paulo, e apresenta uma programação especial no Quilombo Mesquita, localizado...

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...

Festival de cultura afro abre inscrições gratuitas para vivências artísticas no Recife

O Ibura, terceiro maior bairro localizado na Zona Sul do Recife, onde estão concentrados mais de 70% da população autodeclarada negra ou parda, abre...
-+=