Bares gay britânicos boicotam vodca russa

Vários bares gay do Reino Unido convocaram um boicote à venda de vodca russa em protesto contra a violência homofóbica e contra as novas leis russas que visam os homossexuais.

Os bares britânicos juntam-se assim ao boicote, convocado pelos proprietários de bares gay nos Estados Unidos da América.

Os promotores do protesto afirmam que “está a crescer o efeito cascata e que se no final do dia todos deixarem de comprar produtos russos eles vão sentir os efeitos,” afirma Gary Henshaw.

‘‘Penso que isto vai chamar a atenção para o problema, mas não tenho a certeza de que vá resolvê-lo. Mas certamente vai chamar a atenção e sensibilizar as pessoas para o que a população LGBT está a enfrentar na Rússia,” diz um simpatizante.

O norte-americano, Nick Symmonds, que participa este sábado no Mundial de Atletismo de Moscovo, criticou, a lei que pune a “propaganda da sexualidade não tradicional”, promulgada em junho por Vladimir Putin.

A legislação está na origem de apelos ao boicote dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, na cidade de Sochi, o que levou o Comité Olímpico a pedir, esta sexta-feira, esclarecimentos adicionais ao governo Russo.

O texto prevê multas, no caso de estrangeiros até 2300 euros, penas de até 15 dias de prisão e expulsão do país. Os críticos dizem que é omisso quanto ao que constitui propaganda, abrindo caminho à prisão a quem participar em marchas gay ou falarem público a favor dos direitos homossexuais.

Fonte: Euro News

+ sobre o tema

Defesa de brasileira condenada por sexo nos Emirados entra com recurso

Os advogados que cuidam da defesa de uma adolescente...

Prêmio combate a violência contra a mulher

Prêmio combate a violência contra a mulher

Cabelos crespos, sim, senhor!

2º Encontro Itabirano de Cabelos Crespos e Cacheados valoriza...

para lembrar

Jornalista agride mulher e diz que ela mereceu: ‘Barraqueira’

Assessor de comunicação deu um soco no olho de...

Ninfomaníaca 2 e o direito de não ser “curada”

No episódio de ontem, Joe (Charlotte Gainsbourg) lambia as...

Netinho: A cidade precisa servir a todos sem distinção de classe

"A cidade (São Paulo) precisa servir a todos sem...
spot_imgspot_img

Sueli Carneiro e o feminismo na diáspora negra

Se minha intenção por aqui é contar sobre o movimento de mulheres em diferentes cantos do mundo, um dia depois de Sueli Carneiro completar 74 anos,...

Exposição e livro lembram os 30 anos da morte de Lélia Gonzalez

Os 30 anos de morte da pesquisadora e militante Lélia Gonzalez, um dos nomes mais importantes do pensamento antirracista brasileiro, serão lembrados na mostra Lélia...

Elogio ao estupro e ódio às mulheres

Nem sempre é fácil dizer o óbvio. Mesmo porque, quando essa necessidade se impõe é fundamental entender as razões que estão por trás dela. Mas...
-+=