Conheça cinco incríveis adolescentes negros inventores de tecnologia limpa

A preservação do planeta é uma das maiores preocupações da atual geração de cientistas em todo o planeta. Mas, existe um grupo de jovens, ainda em formação, que desde cedo já demonstram uma verdadeira consciência ambiental com o meio em que vivem. Nada de videogames ou azaração, para estes adolescentes, aprimorar o meio em que vivem é mais importante.

A Revista Afro listou cinco jovens negros que deixaram o mundo de queixo caído com seus inventos incríveis de tecnologia limpa. Confira:

1 . William Kamkwamba: O menino que dominou o vento

Quando William Kamkwamba, um jovem malauiano de 14 anos, se deparou com a imagem de um moinho de vento pela primeira vez, enquanto estava debruçado sobre um livro da biblioteca, ele não estava pensando nisso, ele estava pensando em sua aldeia e a na falta de energia elétrica (apenas 2% de Malawi é eletrificada) e de como a eletricidade poderia fornecer energia a uma bomba de irrigação, o que ajudaria sua família e outras pessoas a lidar com colheitas escassas.

Ao invés de aulas, que seus pais não podiam pagar, William projetou e construiu um moinho de vento com base na imagem que ele viu e em uma pilha de lixo de ferro velho. Ele acabou fazendo parte de uma revolução em seu bairro, país e no mundo.

William2

2. Richard Turere: Usando tecnologia para salvar os gados dos ataque dos leões usando luzes

Richard Turere, 13 anos, vive em Empakasi, à beira do Parque Nacional de Nairobi, ao sul da capital do Quênia. Ele é responsável por pastorear os animais e mantê-los a salvo de predadores, especialmente leões. Estar tão perto do parque coloca gado de sua família bem no caminho dos leões e todos os meses eles perdiam vacas, ovelhas e cabras.

Richard resolveu então usar lâmpadas LED de lanternas quebradas e montar um sistema de iluminação automática de quatro ou cinco lâmpadas ao redor da cerca do gado. As lâmpadas são ligadas a uma caixa com chaves , e uma bateria de carro antigo com um painel solar (que opera o aparelho de televisão da família) – as luzes piscam em sequência, dando a impressão de que alguém está andando em torno da cerca. Desde então, a família não teve mais ataques de leões ao rebanho (e a história já tem 2 anos!).

Richard

Richard2Richard3

3. Akindele Abiola, Faleke Oluwatoyin, Duro-Aina Adebola, e Bello Eniola: Gerando energia elétrica através de xixi

Um gerador alimentado por xixi foi apresentado no Make Faire Africa, em Lagos, por quatro meninas adolescentes (14-15 anos). O dispositivo começa com a colocação de urina em uma célula eletrolítica para separar o hidrogênio e então purificá-lo, pressurizá-lo e fazer a sua secagem. Finalmente, é feito o uso de hidrogênio gasoso num gerador.

meninas

meninas2

Fonte: Revista Afro

+ sobre o tema

Fotógrafa vai até Uganda retratar o único time de quadribol da África

Quadribol, o esporte mais popular entre os bruxinhos de...

‘Sodade’ – Morreu Cesária Évora aos 70 anos

Cesária Évora morreu, este sábado, aos 70 anos. "A...

Emissário da União Africana confiante na estabilização da Guiné-Bissau

Dakar - O representante especial da União Africana...

para lembrar

Jay-Z fecha trato com a NFL após criticar liga de futebol americano por racismo

Jay-Z vai se tornar o “estrategista de entretenimento ao...

Congoleses no Rio: Entre a fome, o desemprego e o desejo de partir

O GLOBO reencontrou refugiados do Congo entrevistados antes da...

Do ensino público à Nasa, conheça a história de Julio Cosmo

Segundo a gigante tecnológica Oracle, o brasileiro é o...

Morre aos 83 anos Herb Reed, do Platters

Herb Reed, do Platters, morreu aos 83 anos em...
spot_imgspot_img

Festival de cultura afro abre inscrições gratuitas para vivências artísticas no Recife

O Ibura, terceiro maior bairro localizado na Zona Sul do Recife, onde estão concentrados mais de 70% da população autodeclarada negra ou parda, abre...

Alcione e Conceição Evaristo gravam clipe que faz crítica ao machismo: ‘Marra de feroz’

Veja que linda a foto de Alcione ao lado de Conceição Evaristo, em meio a gravação do clipe da canção “Marra de feroz”. Gravado em uma...

Livro semeia em português cosmovisão bantu-kongo reunida por Bunseki Fu-Kiau

O primeiro objetivo do pesquisador congolês Kimbwandende Kia Bunseki Fu-Kiau ao terminar "O Livro Africano sem Título", em 1980, e que finalmente é publicado em português...
-+=