A irmã de Obama

Fonte:Írohín – Jornal Online

Edson Lopes Cardoso

A questão racial fez um de suas raras aparições na prestigiosa coluna de Jânio de Freitas (Folha de S. Paulo, edição de 16/08/09, p. A8). A eventualidade da candidatura de Marina Silva à presidência da República foi avaliada positivamente pelo colunista, segundo o qual suas possibilidades eleitorais se fortaleceriam em razão do pertencimento racial.

Jânio de Freitas constrói uma espécie de ideologia do mérito, em que se destaca, além do gênero e da temática ambiental, a cor da pele de Marina Silva.

Penso que os limites do reconhecimento de uma identidade étnico-racial de uso ocasional e eleitoral saltam à vista. Por essa visão, as vantagens de uma candidatura negra são avaliadas exclusivamente por sua possível aproximação com a candidatura de Barack Obama nos Estados Unidos.

Parece que o conteúdo da identificação quase se esgota numa semelhança física mais que oportuna, aos olhos de Jânio. Extraídas de seus processos e referências, se tornariam candidaturas irmãs. Jânio de Freitas não se preocupa em apontar vínculos com questões locais relacionadas à subcidadania do segmento negro da população e suas implicações e desdobramentos (exceto pela alusão ao fato de que nos EUA os negros têm renda para fazer generosas doações de campanha). Ao menos por enquanto, a perspectiva de vantagem eleitoral da cor é meramente simbólica.

A alusão aos negros nesses espaços e nessas ocasiões não costuma passar mesmo de vagas referências epidérmicas. Neste caso, apenas sinaliza a viabilidade de se capitalizar o previsível “efeito Obama” com uma bem dosada combinação de sentimentalismo e oportunismo eleitoral, sem maiores conexões existenciais e políticas. Não significa nenhuma ruptura com a interdição da participação do negro no processo político. Ao menos para a política institucional como é concebida hoje no Brasil.

Matéria original: A irmã de Obama

+ sobre o tema

STF retoma julgamento sobre descriminalização de maconha

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira (25)...

Deputadas do PSOL entram na Justiça para suspender censura a livro sobre mulheres na ciência

As deputadas Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP) entraram com uma representação...

Metade das crianças violentadas foi agredida mais de uma vez

O Brasil registrou 58,3 mil casos de estupro de crianças e...

SP enquadrou 31 mil negros como traficantes em situações similares às de brancos usuários

Para a polícia de São Paulo, a diferença entre um traficante e...

para lembrar

Deputadas do PCdoB afirmam que votarão contra a PEC 37

As deputadas do PCdoB Jô Moraes (MG) e...

Por que corruptos do mundo todo abrem contas em bancos suíços?

Porque os banqueiros suíços têm o direito, garantido por...

Lula destaca feito histórico da capitalização da Petrobras

Vestindo uma jaqueta da Petrobras, o presidente Luiz...

O primeiro grande debate presidencial via TV

Por Cidinha da Silva Dilma é, de longe, a candidata...

STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de drogas

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quinta-feira (20) o julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal.  Em março deste ano,...

STF começa a julgar nesta terça (18) supostos mandantes da morte de Marielle

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, na tarde desta terça-feira (18), o julgamento dos cinco suspeitos de envolvimento nos assassinatos da vereadora carioca Marielle Franco e...

PL antiaborto viola padrões internacionais e ameaça vida, diz perita da ONU

O PL antiaborto viola padrões internacionais de direitos humanos e, se aprovado, representaria uma ameaça para a vida principalmente das mulheres mais pobres do...
-+=