África tem situação paradoxal de crescimento econômico e fome

 

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) alertou nesta terça-feira (15) para a situação paradoxal existente na África, pois parte do continente registra crescimento econômico superior à média mundial, mas também apresenta a maior insegurança alimentar do planeta.

A administradora do Pnud para a África, Helen Clark, disse que é fundamental implementar políticas mais inclusivas e focadas em segurança alimentar.

No documento denominado “Relatório do Desenvolvimento Humano da África 2012: Em Direção a um Futuro de Segurança Alimentar”, o Pnud destaca que, entre 2004 e 2008, as economias africanas cresceram em média 6,5% ao ano.

Porém, a crise mundial abrandou o crescimento para 2,7% em 2009. Desde 2010 a África subsaariana vem se recuperando, registrando taxas de crescimento de 5,4% em 2010 e de 5,2% em 2011, e deverá continuar a crescer mais de 5% em 2012.

O relatório ressalta que um quarto dos 856 milhões de habitantes da África subsaariana está subnutrido e que o continente ainda é “a região de maior insegurança alimentar do mundo”.

“Em um mundo com excedente de alimentos, a fome e a malnutrição continuam onipresentes num continente com grandes recursos agrícolas”, disse o diretor do Pnud para África, Tegegnework Gettu.

No relatório, o Pnud pede ações imediatas, como o aumento da produção agrícola e uma maior justiça social. O programa da Organização das Nações Unidas (ONU) defende ainda que se potencializem os programas que garantam uma nutrição mais eficaz e recomenda medidas contra eventualidades como a seca, o conflito, as alterações climáticas ou a volatilidade dos preços dos alimentos.

No dia 19, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e os chefes de Estado e de Governo do Benim, do Gana, da Etiópia e da Tanzânia (países da África) reúnem-se para discutir medidas de combate à fome e à desnutrição.

 

 

Fonte: Vermelho 

+ sobre o tema

Eleição provoca polêmica ao colocar LeBron à frente de Magic, Wilt e Bird

Ranking feito por especialistas de emissora dos Estados Unidos...

Miss Mundo Brasil perde coroa 24 horas após ser eleita; entenda

Segundo o organizador do concurso no país, o fato...

Taís e Lázaro emocionam o público em peça sobre Martin Luther King

Lázaro Ramos e Taís Araújo subiram ao palco do...

para lembrar

Para especialistas, racismo ainda dificulta acesso da população negra à cidadania

Participantes de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos...

Festa afro se caracteriza como espaço cultural de referência negra

Sábado, dia 26 de Julho, é dia de festejar...

Museus prestigiam as artistas negras que a história esqueceu

NATIONAL MUSEUM OF WOMEN IN THE ARTS, GIFT OF...
spot_imgspot_img

Festival Latinidades chega à 17ª edição e convoca público para aclamar o trabalho de mulheres negras

Além da sua cidade natal, Brasília, evento volta a acontecer em Salvador e São Paulo, e apresenta uma programação especial no Quilombo Mesquita, localizado...

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...

Livro semeia em português cosmovisão bantu-kongo reunida por Bunseki Fu-Kiau

O primeiro objetivo do pesquisador congolês Kimbwandende Kia Bunseki Fu-Kiau ao terminar "O Livro Africano sem Título", em 1980, e que finalmente é publicado em português...
-+=