Afrostream, a ‘Netflix’ focada em atores negros, será lançada no Brasil

Enviado por / FonteDo Olhar digital

A empresa começou a operar em setembro na França, Bélgica, Suíça, Senegal e Costa do Marfim, mas recentemente expandiu sua área de atuação para mais 24 países. Contando com investimentos e parcerias de peso, o serviço gerou tanto interesse que conquistou mais de 2 mil assinantes antes mesmo de ser lançado, o que estimulou a Afrostream a firmar acordo com uma locadora virtual para disponibilizar parte do seu catálogo com antecedência.

Em entrevista ao Olhar Digital, o CEO da empresa, Tonjé Bakang, contou que em 2017 será a vez de colocar os pés no Brasil:

“Vamos começar com nossa ainda não lançada plataforma social, Afrostream Life, disponível gratuitamente primeiro em francês e inglês, mas assim que possível em português.” Já tem até filme nosso por lá, a exemplo de “Favela”, que conta com atores como Wagner Moura, Selton Mello e Rooney Mara.

Por ter feito negócio com distribuidoras independentes americanas, africanas e britânicas, a Afrostream se tornou casa para um tipo de produção que não se acha em lugar nenhum. Esse papel deve se tornar ainda mais proeminente no futuro, porque Bakang me contou que a empresa planeja seguir os passos da concorrência e desenvolver produções próprias. “Conteúdo original é nossa prioridade número um para os próximos dois anos”, disse ele, acrescentando que a empresa pensa tanto no material premium quanto no infantil.

E mesmo que parte do seu catálogo também esteja disponível em plataformas como Netflix e Amazon Video, o Afrostream se diferencia por manter o foco no ator negro — filmes como “Dia de Treinamento” (com Denzel Washington) e “Hancock” (Will Smith), por exemplo. Perguntei a Bakang se ele recebe reclamações no sentido de que o serviço poderia ser considerado segregacionista. “Nenhuma”, respondeu. “O Afrostream está disponível para todos os amantes das culturas de origem africana.

O executivo acrescentou que “é cedo para dizer” se a plataforma terá algum poder social transformador — “mas nós sabemos que nossos assinantes se sentem bem depois de assistir [a filmes e séries nos quais] os heróis se parecem com eles”. “A comunidade afrobrasileira é grande e carente. O Afrostream ajudará os afrobrasileiros a contar suas próprias histórias e a compartilhar sua cultura com o restante do mundo.

 

+ sobre o tema

Maju Coutinho posa ao lado de Naomi Campbell em editorial de moda

Para celebrar os 41 anos de Vogue Brasil, a revista convidou personalidades...

Omar Sy, ator francês de ‘Intocáveis’, fará novo ‘X-Men’, confirma diretor

Omar Sy, ator francês de 'Intocáveis', fará novo 'X-Men',...

Consciência Negra e a luta de Quilombos pelo reconhecimento

Jornal GGN - Desde o reconhecimento do governo de comunidades...

China e África criarão novo modelo para cooperação de ONGs

Os participantes do 2º Fórum do Povo China-África...

para lembrar

Cinema Museu Afro Brasil de São Paulo abre espaço

São Paulo - A luta do negro norte-americano pelos...

20 de Novembro: Origens do Vinte de Novembro

Assim, numa breve definição, a Consciência Negra é,em essência,...

Ricky Harris, ator de Todo Mundo Odeia o Chris, morre aos 54 anos

O ator, rapper e comediante Ricky Harris, responsável por, entre...
spot_imgspot_img

Festival Latinidades chega à 17ª edição e convoca público para aclamar o trabalho de mulheres negras

Além da sua cidade natal, Brasília, evento volta a acontecer em Salvador e São Paulo, e apresenta uma programação especial no Quilombo Mesquita, localizado...

Gilberto Gil anuncia aposentadoria dos palcos após série de shows em 2025

Gilberto Gil vai se aposentar dos palcos no ano que vem, confirmou sua assessoria de imprensa neste sábado (29). Aos 82 anos, o cantor e...

Festival de cultura afro abre inscrições gratuitas para vivências artísticas no Recife

O Ibura, terceiro maior bairro localizado na Zona Sul do Recife, onde estão concentrados mais de 70% da população autodeclarada negra ou parda, abre...
-+=