Americanos aprovam reação de Obama à tragédia

A maioria dos americanos aprova as medidas adotadas pelo presidente dos EUA, Barack Obama, para ajudar o Haiti. Pesquisa realizada pelo Pew Research Center mostra que 64% dos americanos concordam com as decisões tomadas pelo presidente após o terremoto. Mesmo entre os republicanos, 51% apoiam a ajuda aprovada por Obama.
Para 58% dos americanos, o governo está agindo na medida certa para auxiliar o país. Mas 16% dos republicanos e 6% dos democratas avaliam que Obama está fazendo mais do que deveria. A resposta rápida do presidente, que ofereceu recursos e suporte, surpreendeu até mesmo adversários políticos.
O terremoto no Haiti é também a notícia mais acompanhada pelos americanos, segundo a pesquisa -70% dizem que estão discutindo o tema com amigos.
Nos dias que se seguiram ao terremoto, 18% dos entrevistados ou alguém em suas casas fizeram doações para ajudar as vítimas da catástrofe, e 30% disseram que planejam fazer uma doação. A maioria dos que já fizeram doações (59%) disse ter dado o dinheiro para organizações não religiosas.
As redes de informação como Facebook e Twitter foram usadas por 13% dos americanos para obter informações sobre o terremoto no Haiti.

Entendimento

Os EUA e a ONU assinaram ontem um acordo que formaliza o papel dos EUA no suporte ao Haiti. Segundo o documento, os americanos têm papel de apoio em ações humanitárias, mas continuam no comando do aeroporto, portos e estradas.
A embaixadora americana na ONU, Susan Rice, disse que segundo o acordo as tropas americanas continuam sob seu próprio comando, mas que as autoridades americanas estão definindo uma força-tarefa para dar apoio aos esforços humanitários. A polícia haitiana e os 12.650 soldados da missão de paz da ONU continuam os principais responsáveis pela segurança.

Fonte: Folha de São Paulo

+ sobre o tema

AGU e Ministério da Igualdade Racial realizam aula inaugural do programa Esperança Garcia

A Advocacia-Geral da União (AGU), em parceria com o...

Operação resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério...

A saga de uma Nobel de Economia pelo ‘Pix do desastre climático’

Mesmo com seu Nobel de Economia conquistado em 2019,...

para lembrar

Sobre impeachment, Jesus e Barrabás

nunca se vendeu tanto antidepressivo, nunca se fez tanta...

Ministério da Igualdade Racial lança mapa com eventos do mês da Consciência Negra pelo país

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) lançou um mapa que apresenta...

Está tudo tão estranho, e não é à toa

  Um relato do quebra-cabeças que fui montando...

Beyoncé, completa

Cantora norte-americana torna-se única ao aliar uma voz potente...

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo impacto na política externa da França --a segunda maior economia da Europa-- com repercussão na...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho para campanhas cada vez mais explícitas em seu tom xenófobo. Nesta semana, um dos grupos...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal. Essa tensão não decorre, no entanto, apenas do ressentimento de...
-+=