Amigos de Seu Nenê lembram desfile da Vila Matilde em 85 no Rio

Enviado por / FontePor Nathália Duarte, do G1

Marco na história da Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, o desfile da agremiação paulista na Marquês de Sapucaí, no Rio, completa 25 anos no ano em que a escola perde seu baluarte, Alberto Alves da Silva, o Seu Nenê. Aos 89 anos, Seu Nenê morreu na madrugada de segunda-feira (4), em decorrência de complicações pulmonares.

A Nenê de Vila Matilde foi uma das primeiras escolas de samba de São Paulo, fundada em 1949 por Seu Nenê. Em seu auge, campeã em 1985, foi convidada a desfilar com as escolas campeãs do Rio de Janeiro, nata do carnaval carioca. “Fomos a primeira e única escola de São Paulo a desfilar na Marquês de Sapucaí até hoje, e essa é uma das grandes honras que guardo”, diz Alberto Alves da Silva Filho, o Betinho, filho de Seu Nenê e atual vice-presidente da escola.

Para relembrar o desfile “memorável”, como descrevem integrantes da agremiação, o G1 conversou com amigos e sambistas que estiveram com Seu Nenê no Rio, quando a escola passou pela Avenida entre a Mocidade Independente de Padre Miguel e a Beija-Flor de Nilópolis (assista ao vídeo acima com os depoimentos). A Nenê desfilou o enredo “O Dia que o Cacique Rodou a Baiana Ai Ó”.

Menina dos olhos de Seu Nenê, a bateria da escola que leva o seu nome teve grande influência do samba carioca. “Ele me contava sempre que, em São Paulo, todo mundo era muito veloz, então ele pegou o tarol da Mangueira, com o surdo e a marcação da Portela, cadenciou o samba e acabou dando identidade à bateria da Nenê”, diz Betinho.

Com o passar dos anos e a mudança do perfil do carnaval de São Paulo, a Nenê ficou um grande período sem títulos, de 1986 a 2001, quando ganhou com o enredo “Voei, voei, na Vila aportei, onde me deram a coroa de rei”. A escola chegou a ser rebaixada para o Grupo de Acesso do carnaval de São Paulo em 2009.

Em 2011, de volta ao Grupo Especial, a Nenê de Vila Matilde promete voltar ao páreo das grandes agremiações paulistanas e brigar pelo título em homenagem ao seu fundador, Seu Nenê.

 

+ sobre o tema

Cantora Liniker lança vídeo com versão em espanhol da faixa ‘Mel’

A cantora Liniker compartilhou, nas redes sociais, um vídeo...

Rihanna faz tatuagem em homenagem à avó

A cantora Rihanna postou em seu Twitter uma ousada...

Salvador: Espetáculo faz homenagem à cantora mineira Clara Nunes

Considerada uma das maiores intérpretes do país, a cantora...

para lembrar

“A tecnologia vai mudar a narrativa de África”

A coordenadora do gabinete nigeriano para a Inovação e...

Virada da Consciência Negra celebra a resistência com muita arte e cultura em SP

Evento conta com atrações musicais, artísticas e esportivas em...

Consciência negra e racismo: Educação é a saída

A história do Brasil é uma história de Genocídios: O...

A Pequena Sereia: Vídeos de crianças pretas reagindo ao filme viralizam

Na última sexta-feira, 10, a Disney divulgou o trailer oficial do...
spot_imgspot_img

Livro semeia em português cosmovisão bantu-kongo reunida por Bunseki Fu-Kiau

O primeiro objetivo do pesquisador congolês Kimbwandende Kia Bunseki Fu-Kiau ao terminar "O Livro Africano sem Título", em 1980, e que finalmente é publicado em português...

Gilberto Gil anuncia aposentadoria dos palcos após série de shows em 2025

Gilberto Gil vai se aposentar dos palcos no ano que vem, confirmou sua assessoria de imprensa neste sábado (29). Aos 82 anos, o cantor e...

Festival Latinidades chega à 17ª edição e convoca público para aclamar o trabalho de mulheres negras

Além da sua cidade natal, Brasília, evento volta a acontecer em Salvador e São Paulo, e apresenta uma programação especial no Quilombo Mesquita, localizado...
-+=