Após arrastões e morte de jovem, secretário do Rio ganha prêmio de pacificação

Após uma onda de arrastões em praias do Rio de Janeiro e a viralização de um vídeo no qual policiais militares aparecem alterando a cena do crime que resultou na morte do adolescente Eduardo Felipe Santos Victor, de 17 anos, o secretário de Segurança Pública do Estado, José Mariano Beltrame, foi premiado em uma cerimônia que exaltou o trabalho de policiais de UPPs, na semana passada.

Por Luis Nassif, do GGN

A premiação de Beltrame lembra a homenagem concedida pela Comissão de Desenvolvimento da Câmara dos Deputados ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), por sua atuação na área de gestão de recursos hídricos, exatamente quando o Estado atravessa uma grande crise de abastecimento em função do colapso do Sistema Cantareira.

Segundo informações do UOL, o prêmio a Beltrame foi concedido pelo Instituto Mudando o Final, que apoia projetos sociais em comunidades pacificadas, destacando o trabalho de policiais civis e militares.

“Durante a cerimônia no Rio, não foi feita nenhuma menção a Eduardo – cuja morte foi registrada inicialmente como morte em decorrência de intervenção policial, até que um vídeo feito por moradores desmentiu a versão oficial -, ou qualquer um dos outros casos de violência envolvendo policiais de UPPs ocorridos no Estado nos últimos meses. Em vez delas, os oradores se revezavam tecendo elogios à atuação dos policiais”, descreveu o portal.

Na ocasião, Beltrame disse à platéria de agentes do Estado que “podem falar o que quiserem, os números [da segurança] estão melhores, os índices estão melhores. Vocês estão salvando vidas. Daqui dez, 15 anos, vocês vão notar que participaram de uma grande mudança”, afirmou.

+ sobre o tema

“Por que o senhor atirou em mim?”: a voz dos jovens inocentes mortos pela PM

As últimas palavras de jovens negros mortos pela Polícia...

Rodeo racista contra Obama indigna americanos

Um dos espetáculos de rodeo da feira do estado...

Revista francesa é multada por racismo

Da AFP Publicação comparou a ministra da Justiça a um...

UFMA: Racismo e preconceito sociorracial mesma Universidade novos casos

POR SAMANTHA FERNANDES Estudantes denunciam caso de preconceito sociorracial na...

para lembrar

Nasceu

Ela nasceu assim, atrasada, recatada sem ter hora pra...

“O Brasil é um país estruturalmente racista” – Douglas Belchior

“Todo ano morrem 600 pessoas assassinadas pela polícia, a...

É Bem Mato Grosso deste sábado (21), abraça a luta contra a ‘Discrimanação Racial’!

Convidamos você a participar conosco desse programa especial! Confira...

Vasco lança campanha contra racismo nos muros de São Januário

Vascaínos estamparão suas mãos no estádio em lembrança ao...
spot_imgspot_img

OAB suspende registro de advogada presa por injúria racial em aeroporto

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) suspendeu, nesta terça-feira (25), o registro da advogada Luana Otoni de Paula. Ela foi presa por injúria racial e...

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....
-+=