Atriz Michaela Coel, de Black Mirror, relata racismo em voo: ‘Pediram para eu limpar a sujeira’

A atriz Michaela Coel, que atuou na série Black Mirror e protagoniza a comédia Chewing Gum, ambas da Netflix, diz ter sido vítima de preconceito de uma passageira da companhia aérea britânica Virgin Atlantic. Na noite de segunda-feira (14), ela contou no Twitter que uma mulher lhe pediu para que ela limpasse a sujeira de sua mesa durante o voo.

No UOL

“Parabéns para os passageiros da Virgin Atlantic mais uma vez! Uma mulher me confundiu com uma aeromoça e pediu para eu limpar a sujeira de sua mesa e para aumentar a temperatura do voo”, escreveu a atriz em seu perfil.

“O que eu estou vestindo… o que a equipe está vestindo”, disse ela, mostrando a roupa que usou durante o voo e o uniforme das comissárias, para evidenciar que a situação tratava-se de um caso de preconceito.

A publicação de Michaela gerou as mais diversas reações por parte de seus seguidores, que não deixaram de notar que a atriz havia sido vítima de racismo.

“Mas você é negra. Então é claro, afinal de contas não é para isso que servimos?”, ironizou uma de suas seguidoras, também negra. “Você é negra, e ela pensou que você estivesse ali para servi-la”, escreveu outro.

Porém alguns de seus seguidores utilizaram de imagens de suas participações em Black Mirror para rir da situação. Em ambos, suas personagens têm relações com o universo da aviação.

No episódio Nosedive, um dos mais populares da terceira temporada, ela interpretou uma funcionária de uma companhia aérea que dificulta o embarque da protagonista Lacie (Bryce Dallas Howard) e ainda lhe atribui notas negativas, que reduz sua pontuação na vida real e a atrapalha na tentativa de chegar ao casamento de Naomi (Alice Eve).

Em USS Calister, primeiro episódio da quarta temporada de Black Mirror, ela é uma assistente de voo e prisioneira do universo intergalático criado por Robert Daly (Jesse Plemons).

+ sobre o tema

Polícia interna afro-americana por não acreditar que tinha um BMW

Uma mulher negra foi mantida contra sua vontade em...

West Ham dá suspensão perpétua a torcedor racista

O diário inglês "Daily Mail" publica nesta terça-feira...

Thriller

Depois dos primeiros duzentos metros, vencidos como um velocista,...

para lembrar

O negro errado por Sueli Carneiro

Somos, geralmente, um único ponto preto numa turma de...
spot_imgspot_img

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....

Por que o racismo é uma crise de saúde

Quando Layal Liverpool era adolescente, na Holanda, ela começou a observar pequenas manchas sem pigmento no rosto e nos braços. O médico receitou antibióticos e...
-+=