Ayobami Adebayo, jovem escritora nigeriana, vai participar da Flip 2019

Autora de ‘Fique comigo’, ela foi aluna de Chimamanda Ngozi Adichie e Margaret Atwood; livro entrou na lista de melhores de 2017 do ‘New York Times’ e do ‘Guardian’. Evento será em julho.

Do G1

 Ayobami Adebayo- mulher negra de tranças, vestindo um vestido preto- encostada em uma parede branca e sorrindo.
A escritora nigeriana Ayobami Adebayo, que vai participar da Flip 2019 — Foto: Divulgação/Flip

A escritora nigeriana Ayobami Adebayo, que foi aluna das celebradas Chimamanda Ngozi Adichie e Margaret Atwood e teve seu livro “Fique comigo” (Harper Collins) na lista de melhores de 2017 dos jornais “The New York Times” e “The Guardian”, vai participar da 17ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), informou a organização do evento neste sábado (4).

A Flip 2019 acontece entre 10 e 14 de julho.

“A escrita de Ayobami Adebayo é viva e cativante, o livro é desses que você não consegue largar. É uma história muito comovente e emocionalmente forte sobre relações familiares. Essa narrativa, somada às questões sobre tradição e modernidade, masculino e feminino que aparecem no livro, criam uma grande estreia literária”, declarou em nota a curadora do evento, Fernanda Diamant.

Diretor-geral e artístico da Flip, o arquiteto Mauro Munhoz diz que “a literatura africana contemporânea começa a chegar no Brasil para um público mais amplo agora”.

“É da natureza da Flip ajudar a arquitetar essa ponte entre a Nigéria e os leitores brasileiros, como aconteceu com a vinda de Chimamanda Ngozi Adichie, em 2008, que arrebatou a plateia e logo se firmou como uma das mais importantes vozes da atualidade.”

Nascida em Lagos, capital da Nigéria, em 1988, Ayobami Adebayo é formada em literatura anglófona na Universidade Obafemi Awolowo, na cidade de Ifé.

Já no fim da faculdade, participou de um workshop ministrado pela escritora, e sua conterrânea, Chimamanda Ngozi Adichie, atora de obras como “Meio sol amarelo”, “Hibisco roxo” e “Americanah”, todas publicadas no Brasil pela Companhia das Letras.

Mais tarde, Ayobami fez mestrado em escrita criativa na Universidade de East Anglia, no Reino Unido, onde teve aulas com a canadense Margaret Atwood, autora do best-seller “O conta da aia” (Rocco), que deu origem à série “The handmaid’s tale”.

O livro de estreia da nigeriana é justamente “Fique comigo”, publicado há dois anos. A trama se passa no país de origem da autora, nas décadas de 1980 e 1990.

“Tecendo reflexões sobre o patriarcalismo na sociedade nigeriana, [o livro] desvela o dilema causado por conta da impossibilidade do casal de ter filhos e a pressão familiar em introduzir mais uma esposa na relação – no país, a poligamia é socialmente aceita”, descreve a nota da Flip.

+ sobre o tema

Saudável: Michelle Obama participa de sessão de exercícios

Michelle Obama participou de uma sessão de exercícios, que...

Rota da Independência passará por Cachoeira e São Félix nesta semana

As cidades-irmãs do recôncavo baiano, Cachoeira e São Félix,...

Como mulher ajudou a salvar seu vilarejo da fome em Madagascar

A seca prolongada no extremo sul de Madagascar deixou...

para lembrar

Escravidão: Chegou a hora da reparação

Como 15 pequenos países no Caribe irão buscar uma...

A bronca que Machado tinha de Eça

A bronca que Machado tinha de Eça. Numa crítica e...

Isto É um Negro? impacta FIT Rio Preto e é a peça do ano

O que é ser negro na sociedade brasileira? Esta...

A Frente Negra Brasileira

Há 86 anos, em 16 de setembro de 1931,...
spot_imgspot_img

Gilberto Gil anuncia aposentadoria dos palcos após série de shows em 2025

Gilberto Gil vai se aposentar dos palcos no ano que vem, confirmou sua assessoria de imprensa neste sábado (29). Aos 82 anos, o cantor e...

Festival de cultura afro abre inscrições gratuitas para vivências artísticas no Recife

O Ibura, terceiro maior bairro localizado na Zona Sul do Recife, onde estão concentrados mais de 70% da população autodeclarada negra ou parda, abre...

Festival Latinidades chega à 17ª edição e convoca público para aclamar o trabalho de mulheres negras

Além da sua cidade natal, Brasília, evento volta a acontecer em Salvador e São Paulo, e apresenta uma programação especial no Quilombo Mesquita, localizado...
-+=