Ben Johnson pede desculpas 25 anos depois

 

Poucas vezes o esporte foi tão manchado quanto naquela disputa dos 100m rasos dos Jogos de Seul em 1988. Ben Johnson atingiu uma marca inédita: 9s79. Um recorde mundial que valeu por menos de dois dias. Pego no doping por uso esteroides ele decepcionou fãs de todo o mundo e deixou desiludido quem sonhava com o esporte limpo. Pena que pouco mudou nesses 25 anos.

Ainda há quem se dope. Astros da prova de 100m como Tyson Gay e Asafa Powell ficaram de fora do Mundial de Moscou deste ano por terem sido flagrados com substâncias ilegais. Lance Armstrong, o “maior” ciclista da história se dopou por anos. Será que o caso de Johnson não ensinou nada neste quarto de século?

Agora, 25 anos depois daquela prova em Seul, Johnson protagoniza uma campanha patrocinada por uma empresa de materiais esportivos da Austrália. Nela ele pede desculpas por ter se dopado e se pergunta por que depois de 25 anos ainda há atletas que se dopam. A indagação soa até hipócrita. Quem é Johnson para falar de doping?

Evidentemente Johnson está ganhando algo para viajar o mundo para promover o jogo limpo. O canadense já esteve nos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Austrália e no estádio onde “ganhou” o ouro olímpico em Seul para divulgar a campanha. Volta a estar em evidência depois de ser banido do esporte desde 1993, quando foi flagrado pela segunda vez no doping.

Talvez seja uma mensagem carregada de hipocrisia, mas não sou capaz de julgar. Prefiro pensar que todos têm o direito de se arrepender de seus erros. Johnson prejudicou o esporte, mas quem paga o preço pelo erro até hoje é ele.

No vídeo abaixo (sem legendas em português) Johnson fala dos 25 anos da maior vergonha do esporte olímpico. E pergunta se esse tempo não foi suficiente para se perceber que o doping não é melhor caminho.

 

Fonte: Esporte Fino

+ sobre o tema

Lázaro Ramos aproveita primeiro dia do ano com a família no Rio de Janeiro

Lázaro Ramos aproveitou o primeiro dia do ano para...

A História do Racismo

 Como parte da comemoração do bicentenário da Lei de...

São Paulo – Sarau: Literatura Nossa

Sarau: Literatura Nossa Quando: 16 de maio Local:  Suzano Horário: 9h30 Entrada franca      

Taís Araújo: O que a vida quer da gente é coragem

Até pouco tempo atrás, Taís Araújo mal confiava em...

para lembrar

Especulação financeira, e não problema climático, explica a fome no Chifre da África

por: Marcel Gomes Especulação financeira, e não problema climático, explica...

Boogie Naipe, primeiro disco solo de Mano Brown, sai nesta sexta, 9

Álbum do MC dos Racionais é inspirado pelo funk,...

“Trabalhamos mais e ganhamos menos”, diz Lázaro sobre Jay-Z e Beyoncé

Mister Brau (Lázaro Ramos) ganhará uma "rival" à altura...
spot_imgspot_img

Livro semeia em português cosmovisão bantu-kongo reunida por Bunseki Fu-Kiau

O primeiro objetivo do pesquisador congolês Kimbwandende Kia Bunseki Fu-Kiau ao terminar "O Livro Africano sem Título", em 1980, e que finalmente é publicado em português...

Gilberto Gil anuncia aposentadoria dos palcos após série de shows em 2025

Gilberto Gil vai se aposentar dos palcos no ano que vem, confirmou sua assessoria de imprensa neste sábado (29). Aos 82 anos, o cantor e...

Alcione e Conceição Evaristo gravam clipe que faz crítica ao machismo: ‘Marra de feroz’

Veja que linda a foto de Alcione ao lado de Conceição Evaristo, em meio a gravação do clipe da canção “Marra de feroz”. Gravado em uma...
-+=