Brasilienses arrecadam absorventes para detentas no Distrito Federal

A campanha surgiu após uma jornalista relatar que presas no Brasil usam miolo de pão para conter o fluxo menstrual

Por  Augusto Berto do Correio Braziliense 

Um grupo de brasilienses organiza campanha para arrecadar absorventes para detentas da Penitenciária Feminina do Distrito Federal. A campanha surgiu depois que a jornalista Nana Queiroz detalhou no livro “Presos que menstruam” a precariedade do sistema prisional feminino no Brasil. Queiroz narrou que, em casos extremos, mulheres chegam a usar miolo de pão para substituir a falta dos absorventes.

A informação chocou leitores e ganhou as redes sociais. Sensibilizadas, as advogadas Fernanda Pavanello e Mariana Geminiani decidiram coletar absorventes para doação em prisões femininas do DF. “Na sexta-feira (31/07), criamos um evento no Facebook e convidamos amigos próximos. Em três dias, mais de 2 mil pessoas confirmaram, e outras 18 mil foram convidadas, é inacreditável”, surpreendeu-se Pavanello.

A doação dos absorventes pode ser feita em pontos de coleta ou a voluntários espalhados pelo DF. A lista com os locais e telefones dos ajudantes está disponível na página do evento no Facebook. Outra opção é contribuir em dinheiro, na conta de financiamento coletivo da campanha.
As organizadoras da ação explicam que não há restrições em relação às características do absorvente, como tamanho ou ausência de abas. A única ressalva de Pavanello é sobre os coletores menstruais. “É impossível para quem está em situação de encarceramento manter a higiene dos coletores”, explica a advogada.

 

A campanha também não tem data prevista para acabar. “Está tudo muito recente, vamos ver o ritmo das doações para definir qualquer prazo”, explicou Pavanello. Até agora, a advogada recebeu 60 pacotes de absorventes na porta de casa.

O Correio entrou em contato com a Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal (Sesipe) para saber como funciona a distribuição de absorventes em presídios, mas ainda não obteve resposta.

+ sobre o tema

Human Rights Watch cobra do Brasil obras de infraestrutura para combater o Zika

Relatório divulgado nesta quinta-feira (13) pela Human Rights Watch diz que...

Em carta a Bolsonaro, Anistia Internacional diz que decreto das armas pode aumentar homicídios

Representantes da organização estão em Brasília; documento deverá ser...

Aranha recebe prêmio de direitos humanos por enfrentar o racismo

A manhã desta quinta-feira certamente não será esquecida por...

para lembrar

Como estão os indígenas após 10 anos de declaração da ONU

Em setembro deste ano celebraremos os dez anos de...

Ailton Krenak – A Potência do Sujeito Coletivo – Parte I

Apresentação por Julia Sá Earp , do  Revista Periferias Foto: Gustavo Rubio-ISA Não poderia Ailton...

Google abre vagas para o Programa de Estágio 2016

Inscrições para o processo seletivo estão abertas até 24...

Abertas hoje as inscrições para o Programa de Estágio 2010

    Você conhece *algum estudante de ensino...
spot_imgspot_img

Geledés participa da 54ª Assembleia Geral da OEA

Com o tema “Integração e Segurança para o Desenvolvimento Sustentável da Região”, aconteceu entre os dias 26 a 28 de junho, em Assunção, Paraguai,...

Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos abre inscrições para sua 46ª edição

As inscrições para a 46ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos estão abertas de 20 de junho a 20...

Dando luz à conscientização: gravidez na adolescência 

Entre sonhos e desafios, histórias reais se cruzam no país onde a cada hora nascem 44 bebês de mães adolescentes, aponta o Sistema de...
-+=