Brigid Kosgei: a maratonista mais rápida da história que correrá a São Silvestre

Queniana mãe de gêmeos e filha de mãe solo começou a correr no trajeto de 10 quilômetros até a escola.

No HuffPost

Em entrevista a jornalistas no domingo, Kosgei disse que a alta umidade pode ser um desafio. “É uma prova que qualquer um pode ganhar, mas estou me preparando”, afirmou. (Foto: Getty Images)

A 95ª Corrida Internacional de São Silvestre nesta terça-feira (31) terá entre as competidoras a maratonista mais rápida da história: a queniana Brigid Kosgei. Com 25 anos, ela bateu o recorde mundial dos 42,195 km na Maratona de Chicago, em outubro de 2019. Também neste ano, ela se tornou a mulher mais jovem a ganhar a Maratona de Londres, em abril.

Ao lado de 6 irmãos, Kosgei foi criada por sua mãe no condado de Elgeyo-Marakwet, região no Vale do Rift,a 418 km da capital Nairóbi, no Quênia. O local é conhecido por exportar corredores.

O interesse pelo esporte foi despertado quando ela era criança. “Minha escola ficava a 10 km de casa e, às vezes, para evitar me atrasar, eu corria. No caminho, encontrei atletas que estavam treinando e disse para mim mesma: ‘Eu posso ser como eles’”, disse, em outubro, à BBC. Aos 17 anos, a atleta deve de deixar os estudos.

A maratonista começou a carreira em 2012, ao lado do namorado e atual marido Mathew Kosgei. No ano seguinte, ela teve de interromper os treinos para ser mãe de gêmeos e retomou o ritmo em 2015. “Meu marido me disse para não me preocupar – ele cuidaria das crianças – e que eu deveria me concentrar na minha carreira e logo as crianças também se acostumaram a me ver apenas nos fins de semana em que voltava para casa”, contou à BBC.

Ao conquistar o recorde em Chicago, em 2h14min04s, Kosgei superou a marca de Paula Radcliffe, britânica recordista do melhor tempo da distância por 16 anos.

Agora, o foco da atleta são os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Para se classificar, ela precisa alcançar o índice estabelecido pela associação de atletismo —2h11min30seg para os homens e 2h29min30seg para as mulheres. No Quênia, os corredores qualificados passam também por provas para que a federação do país selecione os três representantes, de acordo com a Folha de S. Paulo.

Na São Silvestre, a principal concorrente de Kosgei é a também queniana Pauline Kamulu, bronze no mundial de meia maratona de 2019. Em entrevista a jornalistas no domingo (29), Kosgei disse que a alta umidade pode ser um desafio. “É uma prova que qualquer um pode ganhar, mas estou me preparando”, afirmou.

As brasileiras não vencem a prova desde 2006, com Lucélia Peres. Neste ano, as favoritas são Valdilene Silva, 15ª colocada na Maratona de Frankfurt no ano passado, e Tatiele de Carvalho, quarta colocada na prova Dez Milhas Garoto (18) e 5ª na Meia de Buenos Aires (18), de acordo com a Agência Brasil.

A prova feminina começa às 7h40 e a masculina, às 8h05. Segundo a organização, serão cerca de 150 atletas da elite. Além dos atletas profissionais, 35 mil pessoas estão inscritas.

+ sobre o tema

Pela organização de um forte movimento de negras e negros na UFMG!

Por Iaci Maria, estudante de Letras da UFMG e Regina Malika, coordenadora da...

17° Festa do Divino Espírito Santo

Evento, que ocorre ao longo do mês de maio,...

Mandela pediu para ser enterrado no vilarejo onde nasceu, diz jornal

O ex-líder da África do Sul Nelson Mandela, 94,...

Samuel L. Jackson acredita que Pantera Negra não vai mudar Hollywood

Para o Nick Fury do Universo Cinematográfico Marvel, o...

para lembrar

Navio negreiro trouxe malária para a América do Sul

Uma equipe de cientistas descobriu que o mais comum...

Nós temos um sonho

Para todos os que trabalham pela justiça e pela...

A desafricanização do samba – Por Nei Lopes

Contra obstáculos que o afastam das raízes, ritmo baiano...

Treze de maio de 2013 – por Urariano Mota

No café da manhã, minha mulher lembrou que ontem...
spot_imgspot_img

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...

Festival de cultura afro abre inscrições gratuitas para vivências artísticas no Recife

O Ibura, terceiro maior bairro localizado na Zona Sul do Recife, onde estão concentrados mais de 70% da população autodeclarada negra ou parda, abre...

Gilberto Gil anuncia aposentadoria dos palcos após série de shows em 2025

Gilberto Gil vai se aposentar dos palcos no ano que vem, confirmou sua assessoria de imprensa neste sábado (29). Aos 82 anos, o cantor e...
-+=