Câmara De Rio Grande arquiva pedido de cassação de vereador por racismo no RS

Julieta Amaral

Vereador que declarou que ‘negros já estão quase brancos’ nega racismo

A Câmara de Vereadores de Rio Grande, na Região Sul do Rio Grande do Sul, decidiu em reunião arquivar o processo de pedido de cassação contra o vereador Wilson Batista Duarte Silva, o Kanelão (PMDB). Na segunda quinzena de julho, um pronunciamento do vereador foi considerado racista por integrantes de movimentos sociais, que agora pedirão punição na Justiça.

Três vereadores assinaram o documento que arquiva o pedido de cassação: Repolhinho, que está na presidência da Câmara, Paulo Roldão e Luciane Compiani Branco. No despacho, o consultor jurídico da Câmara entendeu que a cassação não pode ser feita porque o parlamentar tem imunidade ao se manifestar na tribuna.

No dia 16 de julho, enquanto os parlamentares discutiam um projeto de lei, de autoria do Executivo, que prevê a reserva de 20% das vagas em concursos públicos municipais para negros e pardos, Kanelão declarou que “negros já estão quase brancos”.

Após a repercussão, Kanelão negou ter sido racista. “Eu sou a favor da cota social, direitos iguais para brancos e negros. Eu sempre tive assessor negro. Estão me jogando contra a comunidade negra. No meu gabinete, os negros estão indo ao meu favor, querendo dar testemunho de que eu não sou racista”, afirmou o vereador ao G1.

Representantes da comunidade afirmaram que o homem disse ainda que negros “até já estariam indo a restaurante”. Kanelão se defende. “O que colocaram é que eu teria dito que os negros até já estariam indo a restaurante. Isso é uma injustiça grande, o que eu coloquei é que hoje não existe mais racismo, existe negro com branco e branco com negro. Somos todos iguais perante Deus e perante a nossa constituição”, disse Duarte.

 

Fonte: Agora Já

+ sobre o tema

Se é crime inafiançável, por que é tão difícil punir o racismo com rigor no Brasil?

A tecnologia se tornou uma aliada importante para denunciar...

Indiciamento de seguranças de supermercado é conquista na luta contra o racismo, avalia ativista

Negro, Januário foi espancado por suspeita de ter roubado...

para lembrar

PM mata jovem negro com tiro no peito na zona sul de São Paulo

O autônomo Ricardo Lopes, 46, diz ter feito o...

‘Essa neguinha pode ter roubado alguma coisa’: cliente acusa segurança de supermercado de racismo

Vigilante teria desconfiado de balconista que saía com pacote...

Indesculpável

Por: Edson Lopes Cardoso Os promotores Maurício Lopes e Marcelo...
spot_imgspot_img

Por que o racismo é uma crise de saúde

Quando Layal Liverpool era adolescente, na Holanda, ela começou a observar pequenas manchas sem pigmento no rosto e nos braços. O médico receitou antibióticos e...

Vocês estão errados

“Até que a Filosofia que mantém uma raça superior e outra inferior seja finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada, em todo lugar haverá guerra....

Tímida, decisão do STF não enfrenta punitivismo racista

Todas as vitórias são agridoces, e esta não é uma exceção. A decisão do STF que descriminaliza o porte de maconha para uso pessoal é, ao mesmo tempo,...
-+=