Casal brasileiro está entre os negros mais influentes do mundo pela 2ª vez

Depois de Lázaro Ramos, Tais Araújo e Adriana Barbosa, criadora da Feira Preta, integrarem a lista dos 100 negros mais influentes do mundo, agora, é a vez do ator Érico Brás, do “Zorra” e da escritora e Defensora da ONU Mulheres, Kenia Maria.

Por Amanda Serra Do Uol

O ator Érico Brás e a escritora Kenia Maria Imagem: Divulgação/Daniel Chiacos

O casal será homenageado pelo MIPAD (Most Influential People of African Descent), em Nova York (EUA), junto com a duquesa de Sussex Meghan Markle e do ator Chadwick Boseman, protagonista de “Pantera Negra”. O evento acontecerá do dia 30 de setembro a 2 de outubro e homenageará artistas e cidadãos que se posicionam contra o racismo e lutam em defesa dos direitos negros.

“Caminhamos para chegar neste lugar de levar o debate sobre racismo no Brasil, intolerância religiosa e feminicídio para o continente inteiro. A felicidade vem junto com a responsabilidade, pois sabemos o peso e a importância que tem essa premiação”, diz Kenia, que conta com o apoio do marido.

“Sabemos que a indicação vem recheada de responsabilidades, pois temos a dimensão da importância de estar na lista do MIPAD, como cidadãos engajados que somos e como representantes do nosso país em uma premiação internacional”, afirma Érico, que além da carreira artística também é Conselheiro do Fundo de População da ONU Brasil.

Em junho do ano passado, o casal ganhou, em primeira instância, um processo que moveu contra a Avianca por racismo e danos morais. A companhia área foi condenada a indenizá-los em R$ 35 mil.

+ sobre o tema

Operação resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério...

A saga de uma Nobel de Economia pelo ‘Pix do desastre climático’

Mesmo com seu Nobel de Economia conquistado em 2019,...

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo...

para lembrar

Estamos criando monstros

- A criança que vocês adotaram não combinou muito...

Doméstica terá os mesmos direitos de outros trabalhadores

Empregado terá aposentadoria por invalidez, pensão por morte e...

Eu, Daniel Blake: se você é pobre, a culpa é sua!

No filme de Ken Loach, Daniel Blake vai sendo,...

Desemprego fica em 4,9% em abril, diz IBGE – Menor taxa em 13 anos

Taxa é a menor da série para meses de...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho para campanhas cada vez mais explícitas em seu tom xenófobo. Nesta semana, um dos grupos...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal. Essa tensão não decorre, no entanto, apenas do ressentimento de...

Na USP, professor deixa legado de R$ 25 milhões – e um recado às elites

Stelio Marras é professor e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e construiu toda sua carreira acadêmica na Universidade de São Paulo (USP), da graduação...
-+=